Press release
Central & South America
May 21, 2015

Evonik participa do seminário Jornada da Indústria pela Sustentabilidade

No último dia 07 de maio, a Evonik participou de mais uma edição do seminário “Jornada da Indústria pela Sustentabilidade”, realizado na sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), da cidade de Americana (SP).

A iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) por meio de seu Comitê de Responsabilidade Social (Cores), conta com a parceria do Ciesp e do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e o apoio da Fundação Instituto de Administração (FIA).

A ideia é mesclar experiências bem sucedidas na área da sustentabilidade em empresas de pequeno, médio e grande porte. Como uma multinacional que possui unidade produtiva em Americana, a Evonik foi convidada a expor como trabalha o tema em sua gestão.

“Ficamos honrados com o convite e com a oportunidade de compartilhar as ações do grupo Evonik com foco na responsabilidade social e ambiental”, declara Regina Bárbara, Chefe do Departamento de Comunicação e que representou a empresa durante o seminário e ministrou a palestra “Evonik: Sustentabilidade e Responsabilidade Social na prática”.

O seminário contou com a palestra da Professora Doutora em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Fernanda Gabriela Borger, e apresentação de cases de três empresas: Evonik, Vivo Sabor e BR Goods. Cerca de 70 pessoas prestigiaram o evento, entre eles integrantes da diretoria do Sesi, Fiesp e Ciesp, empresários da região e estudantes.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social na prática
Os participantes puderam conhecer na prática algumas das ações realizadas pela Evonik, que como uma das líderes mundiais em especialidades químicas, com mais de 160 anos de história e atuação em mais de 100 países, possui ampla expertise em desenvolvimentos que priorizam a produção sustentável.

Foi uma das primeiras empresas no mundo a receber uma patente de proteção ambiental, concedida pelo Registro Imperial Alemão, em 1882 e é participante ativa das principais iniciativas globais que buscam o desenvolvimento sustentável, como o projeto TfS (Together for Sustainability), que estabelece um padrão global para cadeias de fornecimento sustentáveis na indústria química.

A apresentação da Evonik mostrou ainda exemplos de produtos “verdes” ou com características sustentáveis, bem como as ações de responsabilidade social desenvolvidas e que seguem alguns critérios: “os projetos sociais selecionados devem estar em sintonia com os valores corporativos do nosso grupo; promover mudanças; deixar um legado; ter condições de continuidade e contar com parcerias idôneas”, exemplificou Regina Bárbara, lembrando que a troca de experiências é sempre uma forma enriquecedora para fomentar as práticas sociais e sustentáveis.


Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. Suas atividades se concentram nas principais megatendências de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2014, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 12,9 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 1,9 bilhão de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.


Nota legal:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemosdeclarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.