Press release
Central & South America
November 4, 2014

Evonik oferece alternativa ecológica para microesferas de polietileno usadas em esfoliantes

Evonik Industries está lançando dois novos produtos para substituir esferas de plástico em produtos esfoliantes: SIPERNAT® 2200 PC e SIPERNAT® 22 PC. Uma série de importantes empresas internacionais de cosméticos já usam os novos produtos em géis de banho, produtos para cuidados faciais e esfoliantes corporais com base nos protótipos lançados pela Evonik no final de 2013.

SIPERNAT® 2200 PC e SIPERNAT® 22 PC estão listados como nature-identical pela Associação Internacional de Cosméticos Naturais e Orgânicos (NATRUE), uma associação ativa em nível mundial para a promoção de soluções naturais para cuidados da pele. Isto significa que a substância (neste caso, a sílica ou SiO2) já é encontrada na natureza, mas não está geralmente disponível com grau de pureza necessária.

Os cosméticos têm padrões muito elevados de pureza. Embora a sílica amorfa sintética seja idêntica à sílica natural (tal como a areia) em termos químicos, a sua pureza é significativamente mais elevada devido ao processo produtivo da Evonik.
No passado, os cosméticos esfoliantes frequentemente continham pequenas partículas de polietileno e polipropileno. "Todos os principais fabricantes de cosméticos e produtos de cuidados com o corpo estão trabalhando atualmente para substituir micropartículas abrasivas de plásticos", explica Andreas Fischer, responsável mundial pela Linha de Negócios Sílica, do Segmento Resource Efficiency.

O pano de fundo dessa tendência é o debate público sobre a poluição oceânica causada por microplásticos. Além da causa principal ser o resíduo plástico, a discussão também trouxe à tona o uso de partículas sintéticas em cosméticos. "A linha de sílicas especiais SIPERNAT®, com seu alto nível de pureza, é uma solução ideal, pois atende plenamente os requisitos de partículas abrasivas", observa Fischer.

Em comparação com outras substâncias que poderiam substituir o polietileno, a sílica especial SIPERNAT® também representa uma alternativa economicamente viável. A produção em escala industrial garante economia e disponibilidade mundial. Ao mesmo tempo, os clientes se beneficiam da experiência de décadas da Evonik em produção e processo, assim como das propriedades específicas da linha SIPERNAT®, que podem ser rapidamente e facilmente integradas às aplicações em questão.

Evonik oferece duas variantes diferentes para fabricantes de cosméticos: SIPERNAT® 2200 PC com partículas de limpeza com um tamanho de aproximadamente 320 micra (µm), enquanto que o tamanho de partícula da SIPERNAT® 22 PC é de aproximadamente 120 micra (µm). Ambos os produtos têm uma estrutura tipo microesponja.

Além de proporcionar a função de limpeza, esta estrutura única oferece uma grande vantagem sobre outras alternativas de substituição das micropartículas plásticas: sílica pode absorver ingredientes ativos líquidos ou aromas e levá-los para a liberação em um ponto ou momento desejado - como na aplicação de um produto de cuidados para pele.

A empresa de especialidades químicas produz a linha SIPERNAT® PC na Europa; uma expansão da produção para a Ásia e América do Norte está sendo planejada. Especificações uniformes e controles microbiológicos rigorosos garantem que cada cliente seja suprido de forma confiável, com consistente e elevada qualidade. De acordo com Fischer, "Evonik tem sido um parceiro confiável da indústria de cosméticos por um longo tempo, e nossas sílicas são usadas em muitos outros produtos de ciências da vida e farmacêuticos. Temos o prazer de novamente oferecer produtos novos e inovadores para nossos clientes, com os dois novos tipos SIPERNAT® PC".

Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. Suas atividades se concentram nas principais megatendências de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2013, mais de 33.500 colaboradores geraram vendas em torno de 12,7 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,0 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.