Press release
Central & South America
September 12, 2013

Evonik participa da Abrafati 2013

A Evonik participará da 13ª Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas e do 13º Congresso Internacional de Tintas, a Abrafati 2013, evento que será realizado de 16 a 18 de setembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Com um dos mais completos portfólios de produtos para o mercado de tintas, os insumos e as especialidades da Evonik atendem aos mais variados setores, incluindo a fabricação de tintas industriais, automotivas, decorativas e gráficas, além de adesivos, revestimentos de pisos e demarcações viárias.

A linha de matérias-primas está voltada a tecnologias modernas e ecológicas de produção de tintas e recobrimentos, atendendo formulações com alto teor de sólidos, baixo VOC (Compostos Orgânicos Voláteis), sistemas à base de água, tintas com cura UV, tintas em pó, bem como adesivos e selantes produzidos à base de matérias-primas renováveis e produtos que não agridem o meio ambiente.

O portfólio que será apresentado inclui agentes fosqueantes; sílicas pirogênicas de alto desempenho e algumas dispersões das mesmas; resinas metacrílicas; metacrilatos; resinas poliésteres saturado; silanos funcionais, multifuncionais; aditivos como antiespumantes, desaerantes, umectantes, dispersantes para pigmentos, agentes anticratera, agentes para controle de superfícies reativas, agentes reológicos, promotores de adesão e hidrofobização; monômeros isocianatos alifáticos, aminas para sistemas epóxicos, isoforona e outros solventes especiais, crosslinkers para tintas em pó, entre outros.

Além de participar da 13ª Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas, a Evonik terá participação no 13º Congresso Internacional de Tintas com três trabalhos apresentados por especialistas do Grupo Evonik Industries. São eles:
- “Silane-Based Binder for 2-Pack Water-borne Zinc Dust Paints”, apresentado por Dr. Björn Borup
- “Silica Nanoparticle Composites for Optically Transparent UV-Curable Hybrid Formulations”, apresentado por Marco Heuer
- “Matting Agents for Waterborne Coatings” (Sessão Pôster)
- “Nanoresins”, apresentado por Markus Vogel.


Lançamentos e destaques
Entre os destaques da Evonik na Abrafati 2013, estarão:

• Silano Dynasylan® SIVO 160 para pré-tratamento de metais com cura à baixa temperatura, substituindo tratamentos como aqueles onde se utilizam o Cromo (VI), além do silano Dynasylan® SIVO 140 para formulação de primers rico em zinco, bicomponentes base água, como alternativa ambientalmente correta aos sistemas base solvente.

• Sistemas de Silanos Multifuncionais (Multifunctional Silanes System®): tecnologia de silanos com funcionalidades combinadas, gerando menor VOC e alguns livres de VOC (silanos base água) com melhores performances em formulações de revestimentos e tintas para diversas aplicações.

Novo laboratório para parceiros de tintas
A Evonik tem uma importante novidade para os clientes e parceiros do setor de tintas: inaugurou, no mês de agosto, o Laboratório de Aplicação TEGO®, que auxiliará os fabricantes que atuam nos segmentos de tintas decorativas, industriais, para madeira, de impressão e revestimento UV.

Instalado em Americana (SP), o novo laboratório permitirá a realização de testes, desenvolvimento e melhorias de produtos, com apoio de profissionais especializados. Entre os principais serviços oferecidos está a reprodução de formulações dos clientes com o objetivo de fornecer as melhores indicações de aditivos.

De acordo com Sérgio Brito, gerente de vendas da área Coatings & Additives - Linha TEGO®, o investimento no laboratório demonstra o apoio e a confiança da Evonik no mercado brasileiro de tintas e no seu potencial de crescimento. “O novo laboratório atenderá particularidades técnicas da região e a princípio está focado no mercado brasileiro, mas em breve expandirá sua abrangência para América do Sul e Central”, informa.

Campanha
A campanha mundial "We love your problems", implementada pela Evonik no Brasil em 2013, será destaque durante a Abrafati. As unidades de negócios da empresa presentes no evento querem ressaltar que a iniciativa está totalmente em sintonia com as necessidades do mercado de tintas.

Serão expostos banners e distribuídos material da campanha no estande, ressaltando a essência da campanha, que chama à atenção por destacar justamente algo que evita-se falar abertamente: de “problemas”. O objetivo da iniciativa é quebrar o tabu e provocar o diálogo com os seus clientes, afinal os problemas são invevitáveis e podem ser encontrados em toda parte.

Assim, "We love your problems", significa diálogo intenso e compartilhado, a partir de uma parceria de confiança, e que despertará o poder criativo – inerente ao DNA da Evonik – para transformar os problemas de seus clientes em soluções. No Brasil, a campanha foi lançada este ano para as áreas de tintas e plásticos.

Serviço:
Abrafati 2013

Data: 16, 17 e 18 de setembro
Local: Transamérica Expo Center - Av. Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo - SP
Horário: Exposição - das 11h às 20h / Congresso - das 8h às 20h
Localização do estande da Evonik: Rua G


Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. Suas atividades se concentram nas principais megatendências saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2012, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 13,6 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,6 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.