Press release
Central & South America
April 7, 2011

Evonik Industries divulga resultados de 2010

"O ano de 2010 foi excelente para nós. A Evonik está mais rentável do que nunca", comentou Klaus Engel, Presidente do Conselho Executivo da Evonik Industries AG, na coletiva de imprensa realizada em Essen, na Alemanha, no último mês de março.

O núcleo de negócios químicos do Grupo divulgou que esse é, de longe, o melhor desempenho em toda a sua história. Com objetivo de colocar em prática seu foco em especialidades químicas, ao final de 2010, a Evonik concordou em vender uma participação majoritária de seus negócios de energia para um consórcio de empresas municipais da região Reno-Rhur, da Alemanha.

Como resultado, a Área de Negócios Energy foi reclassificada como operações descontinuadas. Além disso, realizaram-se avanços no reagrupamento das empresas imobiliárias residenciais Evonik Immobilien GmbH e THS GmbH. "Nosso reposicionamento está praticamente concluído. No futuro, o nome Evonik será sinônimo de liderança mundial em especialidades químicas", disse Engel.

O foco é nas megatendências globais mais importantes. "Queremos crescer e aumentar nossa rentabilidade. Para isso, a futura gestão da Evonik será orientada a nos tornar mais ágeis, eficientes e flexíveis, com foco no mercado ainda mais forte", disse Engel. As operações de Química devem, portanto, estar estreitamente ligadas com o Conselho Executivo, que está sendo ampliado para seis membros efetivos a partir de 1 de abril de 2011”.

Com uma margem EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e resultado não operacional) de 18,3%, o núcleo de negócios químicos da Evonik está entre os líderes do setor a partir de 2010. "No futuro, queremos ficar entre os melhores também", disse Engel. Por isso, o Grupo se lançou em importantes projetos de investimento estratégico.

Está planejando investir 500 milhões de euros em uma nova instalação de metionina em Cingapura, que está programada para iniciar a produção de aditivos para nutrição animal em 2014. Além disso, fábricas de sílicas precipitadas na Ásia e na Europa devem ser expandidas em 25% até 2014. A Evonik também planeja construir uma nova fábrica para produtos químicos a base de isoforona, de preferência na Ásia, com início de operação previsto para 2013.

O Grupo já está entre os líderes globais de mercado em todos esses três negócios e agora se concentra em fortalecê-los de forma seletiva nos mercados de crescimento relevante.


Lucros e vendas do grupo foram consideravelmente maiores que no ano passado
Seguindo uma considerável recuperação no mundo dos negócios no segundo semestre de 2009, a tendência positiva prosseguiu com um maior dinamismo durante o ano de 2010, impulsionado principalmente pela grande demanda da Ásia e da Europa. As vendas do Grupo avançaram 26%, totalizando 13,3 bilhões de euros.

A forte demanda, a alta capacidade de produção das fábricas e a melhoria das margens elevaram em 47% o lucro EBITDA, a 2,4 bilhões de euros. A margem EBITDA do grupo melhorou de 15,3% para 17,8%. Especialmente na área de negócios de Química, este índice obteve um forte crescimento para 18,3% (2009: 16,1%). O lucro antes do pagamento de juros, impostos e resultados não operacionais (EBIT) cresceu 89%, para 1,6 bilhão de euros.

A perda não operacional de 236 milhões de euros abrange principalmente despesas de reestruturação, perdas por prejuízos, pensões e proteção ambiental. O lucro antes do imposto de renda de operações contínuas aumentou significativamente de 189 milhões de euros para 975 milhões de euros.

O lucro antes do imposto de renda das operações descontinuadas foi de 73 milhões de euros. Isso inclui principalmente o lucro operacional da área de negócios Energy e despesas não recorrentes relacionadas com o desinvestimento deste negócio.

A marca de 223 milhões de euros do ano anterior contém basicamente ganhos de operações da área de negócios Energy. No total, a Evonik triplicou o lucro líquido para 734 milhões de euros em 2010 (2009: 240 milhões de euros).


Evonik é avaliada pela primeira vez por agências de carteira de crédito
A avaliação feita pelas agências Standard & Poor's e Moody's no segundo semestre de 2010 melhorou ainda mais o acesso da Evonik aos mercados de capitais. As recentes avaliações estão apenas um pouco abaixo do grau de investimento: a partir do final de 2010 a avaliação da Standard & Poor's foi BB+, com perspectiva positiva, enquanto que a avaliação da Moody's, foi Ba1, também com perspectivas positivas, tidas principalmente como reflexo do foco nas especialidades químicas.


Avanço com foco estratégico em especialidades químicas
A Evonik impulsionou seu foco em especialidades químicas em 2010. "Estamos muito contentes que nossos negócios de Energy encontraram um novo proprietário de confiança e capacitado, vindo do consórcio de serviços públicos de Reno-Ruhr e que concluímos um forte acordo para desinvestir as atividades deste segmento para o consórcio em até cinco anos", disse Engel. Isto dará ás atividades de energia, ligadas a Evonik Steag GmbH, a oportunidade de utilizar plenamente o seu potencial de crescimento.

Bons avanços estão sendo feito também na fusão da Evonik Immobilien GmbH com a THS GmbH. Desde o início de 2011 ambas empresas têm sido gerenciadas por uma mesma equipe de gestão. "Estamos buscando um modelo de negócio sustentável para o futuro da empresa que equilibre a eficiência econômica com o nosso compromisso com os inquilinos, colaboradores e a região", salientou o presidente do Conselho Executivo da Evonik.

"Como parte de nosso foco em especialidades químicas, iremos analisar as vendas de ações na nova empresa, a médio prazo. Possíveis futuros proprietários teriam que ter uma visão de investimento a longo prazo que apoie nosso modelo de negócios sustentável de atividades imobiliárias".


Programa de aumento da eficiência está indo muito bem
Em resposta à crise econômica, a Evonik introduziu o programa de fortalecimento da eficiência no início de 2009. Para trazer uma melhoria duradoura da competitividade, o objetivo do Grupo é alcançar uma constante redução de custos de 500 milhões de euros por ano a partir de 2012.

Todos os principais itens de custo foram analisados, assim como estruturas e processos que também foram examinados visando atingir esta meta. Até o final de 2010, medidas específicas foram definidas para atender a todos os alvos de economia e mais 3/4 dessa economia (quase 400 milhões de euros) já haviam sido alcançados.


Pesquisa e desenvolvimento
A Evonik aumentou seus investimentos com pesquisa e desenvolvimento em 13% para 338 milhões de euros em 2010 (2009: 300 milhões de euros). Cerca de 60% disso foi investido no desenvolvimento de novos produtos e novas plataformas de tecnologia.

Em outubro de 2010, a Evonik também iniciou os preparativos para um novo projeto, que está previsto para entrar em atividade em abril de 2011, em Taiwan. O Advanced Project House Light & Electronics se concentrará na indústria optoeletrônica e, consequentemente, num mercado com ciclos dinâmicos de inovação. Este é o primeiro projeto do Grupo fora da Alemanha e fornece mais um centro de crescimento em potencial para clientes na região da Ásia. Os projetos são destinados a pesquisas estratégicas nas quais a Evonik espera gerar vendas adicionais de 600 milhões de euros por ano a partir de 2015.


Área de Negócios de Química - Excelentes avanços nos lucros
As vendas da área de negócios de Química tiveram um crescimento eficiente de 29% para 12,8 bilhões de euros (2009: 9,9 bilhões de euros). Isso foi impulsionado principalmente pelos volumes e preços. A demanda esteve de volta na maioria das unidades de negócios e acima do índice registrado no primeiro semestre de 2008, antes da recessão.

Como resultado, muitas linhas de produção operaram em plena capacidade. As medidas efetivas de corte de custos e o aumento da eficiência, juntamente com um aumento significativo de volumes, a capacidade de produção elevada, e o aumento das margens impulsionaram tanto o EBITDA quanto o EBIT para níveis recordes. Os lucros em todas as unidades de negócios foram bem acima da margem pré-crise. O EBITDA cresceu 47% ano a ano para 2,3 bilhões de euros, enquanto o EBIT subiu 83%, para 1,7 bilhão de euros.


Excelentes indicadores de rentabilidade
A área de negócios de Química aumentou consideravelmente sua margem EBITDA de 16,1% para 18,3%, que é um nível muito bom para este setor. E também relatou um aumento significativo do ROCE de 9,9%, para 18,4%, graças à melhoria significativa dos lucros.


Operações descontinuadas: Área de Negócios Energy
Lucros ainda maiores
A área de negócios Energy aumentou as vendas em 8% para 2,7 bilhões de euros. Isto se deve ao maior volume de vendas, a forte taxa cambial do dólar americano, e aumento do preço do carvão bruto. O EBITDA subiu 26%, para 525 milhões de euros. A margem EBITDA passou de 16,3% para 19% e o EBIT teve crescimento de 33% em 435 milhões de euros. O ROCE aumentou consideravelmente de 9,7% para 13,1%, graças à melhoria nos lucros.


Perspectivas para 2011: expectativa de outro resultado operacional positivo
Embora haja riscos em curso decorrentes da elevada dívida pública em muitas economias e a instabilidade política nos países árabes, ainda há incertezas quanto ao desenvolvimento econômico em 2011. De forma geral, a Evonik espera que a demanda por seus produtos continuem subindo, especialmente nas regiões de crescimento.

Fatores adversos poderiam surgir com o aumento contínuo dos custos das matérias-primas. De uma maneira geral, o grupo espera que as vendas aumentem ligeiramente e que os resultados operacionais (EBITDA e EBIT) permaneçam em níveis recordes, como os relatados em 2010.

As despesas de capital vão aumentar consideravelmente nos próximos anos como resultado da estratégia de crescimento do Grupo e dos investimentos correspondentes. Eles serão totalmente financiados pelo fluxo de caixa.

Informações sobre a empresa

Evonik Industries é o grupo industrial criativo da Alemanha. A empresa é uma das líderes mundiais em especialidades químicas, seu principal negócio. Além disso, tem participação nos segmentos de Energia e Negócios Imobiliários. Criatividade, especialização, confiabilidade e autorrenovação contínua são os pontos fortes determinantes da empresa.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo. No ano fiscal de 2010, mais de 34.000 colaboradores geraram vendas de 13,3 bilhões de Euros e lucros operacionais (EBITDA) de 2,4 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje

Informações para imprensa

Taís Augusto - tais@viapublicacomunicacao.com.br
Inês Cardoso - ines@viapublicacomunicacao.com.br
Via Pública Comunicação - (11) 3562.5555
www.viapublicacomunicacao.com.br