Press release
Central & South America
October 8, 2009

Evonik incentiva pesquisas na área de catálise

A empresa é patrocinadora de concurso voltado a doutorandos e visa estimular o desenvolvimento científico em favor da evolução tecnológica e industrial

Certa da importância das pesquisas científicas no desenvolvimento tecnológico e industrial, a Evonik patrocinou, mais uma vez, o prêmio "Tese de Doutorado em Catálise", promovido pela Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat). O objetivo é incentivar pesquisas na área de catálise, cujo processo é fundamental nos avanços registrados em algumas das áreas de atuação da empresa. Em sua quarta edição, a premiação ocorreu durante o 15º Congresso Brasileiro de Catálise, realizado em Armação dos Búzios (RJ), entre os dias 13 e 17 de setembro.

O prêmio alinha-se aos objetivos do Congresso Brasileiro de Catálise, que reúne pesquisadores, estudantes e profissionais atuantes na área de catálise. Simultaneamente, foi realizado o 5o Congresso de Catálise do Mercosul, de forma a estimular a integração e compartilhamento de experiências e desenvolvimentos científicos e tecnológicos realizados por diversos países, no segmento de refino de petróleo, indústria química, petroquímica e farmacêutica, no setor de energia, no desenvolvimento de produtos renováveis e voltados aos impactos ao meio ambiente. Os produtos desenvolvidos pela Evonik são referência na área de catálise e, comumente, citados nos estudos apresentados no evento.

O vencedor

Na edição 2009 do concurso, o primeiro colocado foi Leandro Martins, com a tese "Aplicação de peneiras moleculares contendo cátions orgânicos em catálise básica". Martins é doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e realizou estágio na Universidade RWTH de Aachen, na Alemanha. Entre os resultados da tese, destaca-se a determinação das estruturas e propriedades das peneiras moleculares mesoporosas da família 41S, contendo cátions orgânicos, e suas excelentes atividades em reações catalíticas que requerem propriedades básicas. As conclusões do estudo resultaram no depósito de um pedido de patente. O vencedor recebeu diploma alusivo e um prêmio em dinheiro.

Papel atuante

O apoio da Evonik às iniciativas voltadas ao desenvolvimento na área de catálise ocorre há seis anos consecutivos, visando não apenas estimular a evolução no setor, como incentivar a integração do meio acadêmico com o industrial. “Sabemos que desta parceria surgem informações, tecnologias e produtos que beneficiarão diversos segmentos industriais, o mercado e a sociedade em geral. Aumenta a eficiência produtiva e elevam-se os benefícios aos usuários das novas tecnologias”, destaca Ana Bartels, Chefe de Tecnologia de Aplicação da Evonik.

A Evonik foi também uma das patrocinadoras do VIII Encontro Regional da Catálise, organizado pela Sociedade Brasileira de Catálise – Região 3, realizado na cidade de Campinas (SP), no mês de maio, que recebeu estudantes, professores universitários, pesquisadores e especialistas do setor.

Como uma das líderes mundiais do mercado de catalisadores, o grupo Evonik Industries conta com unidades fabris do gênero localizadas no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Japão e China. Desenvolve e fabrica uma ampla gama de catalisadores utilizados na síntese de produtos farmacêuticos, química fina e produtos industriais nos quais critérios de performance como alta seletividade, atividade e filtrabilidade são exigidos. Esses produtos são utilizados principalmente nos mercados de agroquímicos, fármacos, alimentos, borracha e polímeros.

Informações sobre a empresa

Evonik Industries é o grupo industrial criativo da Alemanha que atua em três segmentos altamente rentáveis e promissores: Química, Energia e Negócios Imobiliários. Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas, especialista em geração de energia elétrica a partir do carvão mineral e fontes renováveis, além de ser uma das maiores empresas do ramo imobiliário residencial privado da Alemanha. Nossos pontos fortes incluem criatividade, especialização, autorrenovação contínua e confiabilidade.

Evonik Industries atua em mais de 100 países no mundo. No ano fiscal de 2008, 41.000 funcionários geraram vendas de aprox. €15,9 bilhões e lucros operacionais (EBITDA) superiores a € 2,2 bilhões.

No Brasil, a história da Evonik Industries, antiga Degussa, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no país. Os produtos da marca são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, borracha, construção civil, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose e plásticos.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG não assume nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.