Press release
Central & South America
September 11, 2009

Evonik leva lançamentos e informação a eventos do setor de tintas

Com um amplo portfólio de produtos para o mercado de tintas, a empresa apresentará novidades que atendem aos mais variados setores, incluindo a fabricação de tintas industriais, automotivas, decorativas e gráficas, além de adesivos, revestimentos de pisos e demarcações viárias.

Uma das líderes mundiais em especialidades químicas, a Evonik estará presente, entre os dias 23 e 25 de setembro, em São Paulo, em dois dos mais importantes eventos do setor de tintas do País: o 11º Congresso Internacional de Tintas, com a participação de especialistas da empresa à frente de palestras técnicas; e da 11ª Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas, onde, num estande de 81 m², serão apresentados ao mercado lançamentos e inovações tecnológicas.

Organizados pela Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), os eventos representam uma oportunidade de negócios e de fortalecimento da marca Evonik perante um público altamente especializado. “A centralização de representantes de toda a cadeia do setor de tintas, num só local, potencializa a realização de negócios, e permite que os profissionais da área tenham uma visão panorâmica do momento e das tendências do setor”, afirma Alex Fabretti, Gerente de Negócios para as Américas do Sul e Central.

A Evonik aproveitará o evento para apresentar diversos lançamentos e divulgar a nova marca da linha de monômeros metacrílicos: VISIOMER®. A adoção da nova denominação tem como objetivo harmonizar as marcas no mercado globalizado. A transição da identidade iniciou-se no mês de julho e unifica os diferentes nomes comerciais que estes itens levavam em cada região onde eram comercializados. As formulações e a qualidade dos produtos, entretanto, continuam as mesmas.

Aditivos

Vários lançamentos serão apresentados na linha de aditivos TEGO®: TEGO Airex 944 - desaerante para floor coatings epóxi e PU; TEGO Foamex K8 - alternativa ecológica aos óleos minerais que são utilizados com antiespumantes para tintas decorativas; TEGO Dispers 670 - novo dispersante de pigmentos orgânicos e inorgânicos para tintas e concentrados base solvente; TEGO Glide 485 - aditivo de deslizamento e antiblocking para tintas que permite contato direto com alimentos; e Silikopon EC - resina de silicone epóxi para produção de tintas anticorrosivas com excelente resistência química.

Um dos destaques, neste segmento, fica por conta do lançamento do AEROXIDE® Alu 130, voltado para fabricação de tintas em pó que requerem partículas menores e áreas maiores. O novo produto faz parte da linha AEROSIL®, que se destaca pelo controle reológico, melhora na dispersão, na estabilização de pigmentos, redução de sedimentação, fixação de efeitos especiais, agente de fluidez em tintas em pó, proteção contra corrosão, melhora na resistência a riscos, entre outras qualidades. Na mesma família de aditivos destacam-se também os óxidos pirogênicos mistos AEROXIDE®, os óxidos de alumínio AEROXIDE® Alu C e dispersões AERODISP®.

Para complementar a linha já conhecida dos silanos Dynasylan®, utilizados como promotores de adesão, co-monômeros, agentes reticulantes (crosslinking) e modificadores de superfície, a Evonik ampliou a família de silanos desenvolvidos com a tecnologia inovadora SIVO Sol, da linha Dynasylan® SIVO, para formulações livres de VOC (Volatile organic compounds) em sistema sol-gel base água de alta performance. Essa linha pode ser utilizada na formulação de tintas e também no tratamento de superfícies metálicas, promovendo diferentes efeitos.

Entre os aditivos fabricados pela Evonik para o segmento de tintas, estão as ceras sintéticas VESTOWAX®. Tratam-se de ceras de poliolefinas e produzidas pelo processo Fischer – Tropsch, que atendem às exigências específicas de qualidade para produtos como tintas de impressão, tintas e vernizes em geral e em pó. Esta linha também é empregada nos setores cosmético, farmacêutico, emulsões industriais e hotmelt.

Cores

Neste segmento, serão apresentados os colorantes voltados para ponto de venda, Colortrend® 808, isentos de compostos orgânicos voláteis (VOC), alquilfenoletoxilado (APE) e formaldeído, com novo controle de tingimento de cerca de 1%, fator que confere maior reprodutibilidade das cores. Destaca-se que a Evonik é a única empresa do mercado com este tipo de especificação.

O Chroma-Chem® AK 942, linha representada pela Evonik no Brasil, também será apresentado no evento como uma nova linha de colorantes universais para sistemas tintométricos industriais base solvente, juntamente com a linha Chroma-Chem® 895, de concentrados de pigmentos isentos de VOC e APE para sistemas tintométricos industriais à base de água.

Uma das novidades estará na linha de produtos INXEL™, que apresenta novas cores. A linha é composta de concentrados de pigmentos de fácil dispersão, que podem ser incorporados diretamente ao solvente ou em uma mistura de resina e solvente, utilizando somente um misturador de alta velocidade, e dispensam a etapa de moagem, reduzindo o tempo de produção da tinta. Os pigmentos oferecem alta intensidade de cor, maior estabilidade, manuseio e produção livres de pó e não apresentam solventes na formulação.

Outro lançamento é o Colour Black FW 171, negro de fumo do tipo gas black, para tintas à base de água que requeiram altíssima intensidade de cor e pureza. Serão expostos também os pigmentos pretos - Negro de Fumo FW, SPECIAL BLACK e PRINTEX® -, e pigmento branco DIÓXIDO DE TITÂNIO, da Kronos Titan, marca representada pela Evonik no Brasil.

Crosslinkers (Agentes Reticulantes)

O principal lançamento desta linha é o VESTAGON® EP-HA 376, agente reticulante para tintas em pó - sistema hidroxialquilamida (HAA) - que se destaca por propiciar menor amarelamento quando curado em fornos a gás de chama aberta e por possuir excelente estabilidade colorística, nas formulações de tintas em pó. Outro destaque é o novo catalisador VESTAGON® EP-SC 505, que se trata de TAAC (Tetraalquil-amonio carboxilado) adsorvido em sílica, também direcionado para o segmento de tintas em pó para sistema híbrido fosco poliéster/epóxi.

Serão apresentadas ainda as tradicionais linhas VESTAMIN®, agentes de cura para sistemas epóxi e extensores de cadeia para sistemas poliuretânicos, e VESTANAT®, que inclui monômeros de diisocianatos alifáticos e ciclo-alifáticos para sistemas PUR estáveis à luz e poliisocianatos para tintas PUR de alto desempenho.

Fosqueantes

A linha de agentes fosqueantes da Evonik, sob o nome comercial ACEMATT®, é composta por sílicas precipitadas e pirogênicas. O lançamento neste segmento de produto, fica por conta do ACEMATT® 3300, desenvolvido para aplicações “soft touch” e para sistemas de cura por radiação.

Resinas e matérias-primas para resinas

No segmento de resinas metacrílicas termoplásticas, a novidade faz parte da linha DEGALAN, utilizadas em diversas aplicações como formulações de tintas e vernizes, monocomponentes para substratos de concreto, asfalto, plásticos, metal, superfícies galvanizadas e alumínio, entre outros, conferindo brilho, resistência a raios UV e flexibilidade ajustável.

A nova DEGALAN® LP 65/11 é uma resina metacrílica de baixo peso molecular, que permite formulações de baixo VOC, especialmente para substratos metálicos. Nesta mesma linha, o DEGALAN VP 1034 F apresenta alta resistência a solventes e álcool, possibilita excelente brilho e ótima aderência em diferentes substratos plásticos. Outro destaque nesta linha é o DEGALAN® 3100 L, resina metacrílica de baixo peso molecular para preparação de pastas de pigmento, com excelentes propriedades dispersantes e compatibilidade com diversas resinas.

Já na linha de resinas metacrílicas reativas (bi-componentes), serão apresentadas as resinas DEGAROUTE®, DEGADUR® e DEGADECK®, utilizadas, respectivamente, em demarcação rodoviária (sistema plástico a frio), pisos industriais e tratamento de fissuras. Caracterizam-se pelas excelentes resistências química e mecânica e pela cura extremamente rápida.

As linhas DYNAPOL® e VESTICOAT®UB são importantes matérias-primas do segmento de tintas e atendem a diversas aplicações. Para revestimentos coil coatings “super-durable” internos e externos, revestimentos funcionais can coatings para interiores (livres de BADGE ou BPA) e exteriores ou embalagens flexíveis, a Evonik dispõe de ampla gama de resinas poliéster saturadas de baixo, médio e alto pesos moleculares, que oferecem ótima adesão, flexibilidade, dureza e resistência química e, em algumas formulações, excelente desempenho diante de intempéries.

A empresa possui grande experiência no fornecimento de matérias-primas para “hot-melts” e “heat-sealing”, conferida nas linhas de Poli-alfa-olefinas amorfas VESTOPLAST® e poliacrilatos termoplásticos DEGALAN®. A extensa linha de produtos para adesivos industriais, como as resinas poliésteres DYNACOLL® e DYNAPOL®, poderá ser conhecida no evento.

Será exposta a linha POLYOIL / POLYVEST® de polibutadienos líquidos e derivados altamente reativos e muito resistentes à água e a substâncias químicas. As principais aplicações dessa linha são adesivos e selantes, tintas para madeira, como plastificantes em componentes de borracha, agentes desmoldantes, isolação elétrica, entre outras.

Complementam a linha de resinas os produtos: SILIKOFTAL®, para aplicação em panelas e formas de panificação; SILIKOPHEN®, que oferece proteção contra corrosão e resistência a altas temperaturas; SILIKOPON®, para aplicação externa, onde são necessárias resistência a intempéries e proteção contra corrosão, e SILIKOPUR®, aplicável em couro, madeira, metal e plástico.

Futuro em discussão

O Congresso Internacional de Tintas, que ocorre paralelamente à exposição, tem como tema central este ano a Tinta do Futuro. O objetivo é destacar as mais recentes pesquisas e inovações relacionadas à sustentabilidade da cadeia produtiva, sejam processos, produtos, matérias-primas, aplicações, tecnologias, cuidados ambientais e outros assuntos que serão tratados por palestrantes de todo o mundo.

Não por acaso, a Evonik participará deste encontro. A empresa oferece uma grande variedade de matérias-primas essenciais para todas as tecnologias modernas e benéficas para o meio ambiente, atendendo formulações com alto teor de sólidos, sistemas à base de água, tintas com cura UV e tintas em pó, bem como adesivos e selantes modernos.

Brij Mohal, colaborador da Evonik Corporation, nos Estados Unidos, ministrará, no dia 23/09, a palestra “Colorantes com utilização de tecnologias únicas causam menor impacto ambiental”.

Serviço:
Dias: 23, 24 e 25 de setembro
Local: Transamérica Expo Center – TEC, em São Paulo (SP)
Horários:
- 11ª Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas: das 11h às 21h
- 11° Congresso Internacional de Tintas: das 8h às 16h
Palestra “Colorantes com utilização de tecnologias únicas causam menor impacto ambiental”: 23/09, às 10h - auditório 2.

Informações sobre a empresa

Evonik Industries é o grupo industrial criativo da Alemanha que atua em três segmentos altamente rentáveis e promissores: Química, Energia e Negócios Imobiliários. Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas, especialista em geração de energia elétrica a partir do carvão mineral e fontes renováveis, além de ser uma das maiores empresas do ramo imobiliário residencial privado da Alemanha. Nossos pontos fortes incluem criatividade, especialização, autorrenovação contínua e confiabilidade.

Evonik Industries atua em mais de 100 países no mundo. No ano fiscal de 2008, 41.000 funcionários geraram vendas de aprox. €15,9 bilhões e lucros operacionais (EBITDA) superiores a € 2,2 bilhões.

No Brasil, a história da Evonik Industries, antiga Degussa, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no país. Os produtos da marca são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, borracha, construção civil, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose e plásticos.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG não assume nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.