Press release
Central & South America
August 28, 2009

Evonik presente em evento aeroespacial

A empresa destaca as diferentes aplicações de resinas especiais que desenvolve para o segmento aeroespacial

A Evonik Industries, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, será uma das participantes do segundo Painel Aeroespacial, que será realizado no próximo dia 02 de setembro, em São José dos Campos (SP). O evento tem como objetivo apresentar as mais recentes inovações em matérias-primas de alta performance (compósitos, plásticos de engenharia e poliuretanos) voltadas ao segmento aeroespacial, com alta exigência tecnológica em materiais e soluções.

Com inscrições gratuitas, o Painel Aeroespacial, organizado pelas revistas Plástico Reforçado Composites & Plásticos de Engenharia e Poliuretano Tecnologia & Aplicações, é dirigido aos profissionais de projeto, engenharia, análise de materiais e manutenção de empresas da indústria aeroespacial e fabricantes de peças para este mercado. Os participantes conhecerão as mais inovadoras tecnologias e materiais que dispõem as empresas participantes para atender as necessidades atuais e futuras da indústria aeroespacial.

Produtos e aplicações

Entre os temas apresentados, destacam-se as palestras da Evonik, que serão ministradas por especialistas da Alemanha e dos Estados Unidos. Eles destacarão os produtos que a empresa oferece ao segmento aeroespacial para aplicações que exigem materiais com características diferenciadas. Estes produtos são utilizados desde a fabricação de peças simples, como janelas de aviões, a componentes estruturais de vários tipos de aeronaves - muitas vezes em substituição a outras matérias-primas - com melhores propriedades e custo. Entre os produtos desenvolvidos pela empresa estão:

ACRYLITE (PMMA - Polimetilmetacrilato): chapa acrílica translúcida para aplicação na indústria aeronáutica. Trata-se de um material leve, resistente a choque térmico e que possui excelente claridade óptica e propriedades mecânicas. A Evonik oferece este produto há muitos anos para aplicações em aviação comercial, executiva, helicópteros e jatos militares.

VESTAMID X7167 (PA12 – poliamida 12): resina extrudável e utilizada em perfis para pisos de aeronaves, cobertura de painéis elétricos, e outros itens, que apresenta significativa redução de peso comparada com sistemas de resina fenólica.

VESTAKEEP (PEEK - polieter-eter-cetona): polímero termoplástico para injeção, moldagem por compressão e usinagem de tarugo extrudado para peças de interior e exterior de aeronaves. Utilizado também em compostos termoplásticos, em fitas, tecidos e laminados pré-impregnados (não só para componentes estruturais, como também para sistemas de dutos associados com componentes elétricos em toda a aeronave). A resina é ainda utilizada em filmes, com possíveis componentes para adesivos e outras aplicações.
Por sua excelente resistência a altas temperaturas (em torno de 300ºC) e rigidez, o polímero PEEK pode ser utilizado na substituição do aço em várias partes das aeronaves, promovendo redução de peso e maior liberdade no desenho das peças uma vez que o material pode ser moldado por processo de injeção.

EUROPLEX PPSU: Chapa de PPSU extrudada para ser termoformada em assentos, divisórias, lentes, copa e cozinha, banheiros, saídas de emergência e etc. O produto atende a todos os requisitos de flamabilidade, fumaça e toxidade para materiais de interior de aeronaves.

EUROPLEX PC: Chapas extrudadas de policarbonato que, além de uma "commodity", é um produto que atende à maioria dos requisitos FST para interiores de aeronaves.

SOLIMIDE PI (Poliimida): espuma para isolação acústica e térmica de aeronaves. As espumas da linha SOLIMIDE proporcionam uma representativa redução de peso em comparação às espumas convencionais.

ROHACELL PMI (Polimetacrilimida): As espumas da linha ROHACELL proporcionam uma significativa redução de peso em comparação às espumas convencionais.

VESTOSINT (Polimida 12 em pó): Com o advento da tecnologia de prototipagem rápida em 3D a laser, a Evonik oferece a linha VESTOSINT para produção de protótipos, bem como produção em pequena escala de peças em polimida 12.

Serviço:
Painel Aeroespacial 2009
Data: 02/09/2009
Horário: 8h às 16h
Local: Hotel Mercure – Av. Jorge Zarur, 81, torre 2 – São José dos Campos
Informações: (11) 2899-6377 (www.tecnologiademateriais.com.br)

Informações sobre a empresa

Evonik Industries é o grupo industrial criativo da Alemanha que atua em três segmentos altamente rentáveis e promissores: Química, Energia e Negócios Imobiliários. Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas, especialista em geração de energia elétrica a partir do carvão mineral e fontes renováveis, além de ser uma das maiores empresas do ramo imobiliário residencial privado da Alemanha. Nossos pontos fortes incluem criatividade, especialização, autorrenovação contínua e confiabilidade.

Evonik Industries atua em mais de 100 países no mundo. No ano fiscal de 2008, 41.000 funcionários geraram vendas de aprox. €15,9 bilhões e lucros operacionais (EBITDA) superiores a € 2,2 bilhões.

No Brasil, a história da Evonik Industries, antiga Degussa, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no país. Os produtos da marca são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, borracha, construção civil, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose e plásticos.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG não assume nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.