TÓPICO DO MÊS outubro 2019

BELEZA CONSCIENTE: ÁGUA EM DESTAQUE

Por diversos motivos a água tem se tornado um recurso escasso e precioso. A crescente conscientização dos consumidores impele as marcas a trabalharem de forma mais ativa na proteção dos recursos hídricos naturais do planeta, criando soluções mais sustentáveis. 

FATOS & A VOZ DO CONSUMIDOR

Cerca de 70% da superfície do planeta é coberta por água, mas apenas uma pequena porcentagem (aproximadamente 0.3%) é utilizada pelos humanos. O crescimento constante da população levou ao crescimento do consumo de água, e o impacto das mudanças climáticas globais demonstram que tornou-se cada vez mais crucial utilizar nossos recursos hídricos de forma mais prudente. Atualmente uma pessoa na Europa consome diretamente de 100 a 150 litros de água por dia, incluindo por exemplo o ato de beber água e a água que utilizamos para nossos hábitos de beleza. Por outro lado, uma pesquisa recente da Mintel mostrou que os consumidores estão mais atentos ao seu impacto individual no planeta. 

EXPLORANDO NOVAS OPORTUNIDADES

Levando em consideração a crescente consciência ambiental dos consumidores, os fabricantes devem mudar seu foco para soluções alternativas – como por exemplo, produtos que cuidem da água como um recurso limitado. Para economizar água e limitar a dependência desse recurso, as empresas terão que mudar a maneira como formulam e fabricam produtos. O conceito da Evonik traz novas formulações para limpeza e cuidado, oferecendo uma gama de 10 soluções inovadoras, que tanto a natureza quanto os consumidores irão amar. O novo conceito abrange três abordagens diferentes para conservar os recursos hídricos, formulações sem enxágue e formulações “waterless”, que contém/necessitam de quantidade mínima de água (para aplicação). Além dessas categorias, diferentes formatos, como por exemplo, sólidos foram desenvolvidos. Todas essas formulações têm em comum a finalidade de ajudar a minimizar a pegada hídrica.

FORMULAÇÕES DO MÊS

Um exemplo de formulação é a Cleansing Powder-To-Foam que não inclui nenhuma adição de água. Ela contém dentre outros ingredientes o RHEANCE® One, uma nova categoria de ingredientes 100% naturais para formulações de limpeza. O emoliente TEGOSOFT® OER MB oferece o benefício de ser produzido através de um processo ecologicamente responsável e enzimático. Outro excelente exemplo é o Hair and Body Wash Concentrate. Comparado a produtos não-concentrados, apenas um terço do produto é necessário durante sua aplicação. Como um concentrado, ele é mais leve para ser transportado, reduzindo a pegada de carbono durante transporte. A TEGO® Betain 810, um surfactante não irritante e extremamente suave e livre de conservantes, possibilita o desenvolvimento desse tipo de formulação.

Todas essas formulações conceituais ajudam a promover a mudança para soluções mais sustentáveis e tornam essa mudança na indústria cosmética mais fácil. Ao mesmo tempo, essa tendência de mercado encoraja os consumidores eco-conscientes a ampliarem sua consciência para conservação hídrica. Isso é o que chamamos de A Alma & Ciência da Beleza.

Para mais informações sobre esse conceito inspirador e suas diferentes formulações, por favor acesse a plataforma intoBeauty® e tenha acesso aos recentes webinars desse novo conceito.