TEMA DE JANEIRO DE 2019

Tendências de Consumo no Segmento de Cuidados com os Cabelos para começar bem o Ano 

Os consumidores estão cada vez mais exigentes ao comprar produtos para o cuidado dos cabelos e são influenciados, em parte, pelas mais diversas tendências do ramo da beleza. No nível macro, as tendências ‘natural’, ‘saúde’, ‘tratamento’ e ‘experiencial’ influenciam as expectativas dos diferentes consumidores quando se trata de produtos capilares. Mas como tudo isso afeta a sua marca? Saiba mais sobre algumas importantes tendências de consumo para os Cuidados dos Cabelos para que possa iniciar um novo ano de desenvolvimentos, com produtos alinhados às necessidades do mercado. 

A TENDÊNCIA ‘NATURAL’

  • Natural tem a ver com a crença do consumidor de que determinado produto cumpre o que promete sem causar danos futuros.
  • Natural implica tirar proveito das soluções naturais que já comprovaram seus efeitos benéficos. 
  • Natural é uma forma de ativismo, é uma maneira de apoiar a nossa ecologia e uma economia de desenvolvimento sustentável.
  • Os consumidores estão cada vez mais sintonizados na necessidade de produtos capilares mais naturais. Por exemplo, nos Estados Unidos, 37% das mulheres com 35-54 anos de idade querem comprar mais produtos de beleza ‘verdes’ nos próximos dois anos, segundo pesquisa da agência global de inteligência de mercado Mintel. Mas natural pode significar muitas coisas para grupos de consumidores diferentes. Em razão disso, entregar uma solução que consiga abranger o maior número possível de opções do panorama de necessidades pode ser algo bastante desafiador.
  • A Evonik dispõe de soluções que podem ajudar, como a nossa tecnologia RHEANCE®, que atende a todas essas metas de consumo no segmento de produtos de limpeza. Seu perfil ecológico e sustentável, aliado ao seu desempenho comprovado em múltiplas aplicações, pode demonstrar aos consumidores a possibilidade de cuidados efetivos com os cabelos que estejam alinhados com soluções da 'química verde’.  

TENDÊNCIA ‘SAÚDE COMO MAIOR PATRIMÔNIO’

  • Saúde como maior Patrimônio tem a ver com priorizar, colocando a nossa longevidade e boa aparência acima das realizações materiais.
  • Saúde como maior Patrimônio significa estar seguro, protegido das condições mais severas que impactam a qualidade dos nossos cabelos. 
  • Saúde como maior Patrimônio implica prevenção, combatendo de maneira proativa os sinais de envelhecimento dos cabelos. 
  • Os consumidores, e em particular as gerações mais jovens como os Millennials, estão dando mais importância a um estilo de vida saudável e a um equilíbrio melhor entre trabalho e vida pessoal. Além disso, eles são mais proativos quando a questão é aprender as proposições de valor dos produtos e como os produtos podem ajudá-los a alcançar esse equilíbrio. Uma das condições para ser saudável é evitar os efeitos ambientais que podem impactar de maneira adversa a nossa beleza e, em consequência, a proteção oferecida pelos produtos contra os efeitos da poluição emergiu como um novobenefício a ser ofertado.
  • A expertise da Evonik tanto em ingredientes ativos — como os nossos antioxidantes, eficazes graças ao nosso avançado sistema de liberação —, quanto em soluções para remover a poluição — como os sistemas de limpeza micelar—, pode oferecer opções aos formuladores para que eles consigam acompanhar esses desenvolvimentos. Para saber mais sobre as nossas soluções micelares, reveja o nosso tema do mês de dezembro de 2018.

A MACROTENDÊNCIA ‘TRATAMENTO’

  • Tratamento diz respeito à avaliação das condições dos cabelos e de suas necessidades de uma maneira mais fundamental.
  • Tratamento implica reaver a vitalidade e a condição de um cabelo jovem.
  • Tratamento significa boa aparência pela manhã, antes de seguir com o nosso ritual de beleza.

Os consumidores prezam pela boa aparência, mas também querem ter a certeza de que um pouco da melhora na aparência deles está enraizada em mudanças mais fundamentais. Esse fato estimulou uma busca por produtos de beleza que ajudem a ‘tratar’ além de ‘embelezar’ os cabelos. O foco recente em produtos para o couro cabeludo exemplifica essa tendência uma vez que o conceito ‘couro cabeludo como pele’ permitiu que os mesmos cuidados anti-idade dispensados à pele valessem também para a esfera dos cuidados com os cabelos. A

Evonik oferece uma variedade de ingredientes ativos em apoio aos resultados que os consumidores estão esperando e que abrangem desde ceramidas nos produtos Sphingony® ou Hairflux® a ROVISOME® Biotin, uma combinação encapsulada de ativos que melhoram a densidade e o crescimento dos cabelos.

A TENDÊNCIA ‘EXPERIENCIAL’

  • Experiencial significa querer viver o momento, construindo memórias e experiências que podem ser retidas para sempre.
  • Experiencial diz respeito ao deleite, a aproveitar de forma individual os momentos que parecem únicos ou especiais.
  • Experiencial tem a ver com prazer e diversão, com a surpresa do inesperado e a exploração do novo.

Ao longo da última década, os consumidores mudaram seus hábitos de consumo, passando a preferir serviços e experiências em vez de simplesmente acumular bens materiais. Na beleza, essa inclinação está se manifestando por meio da inovação nas texturas das formulações. Texturas inovadoras e inesperadas têm representado um fator importante no sucesso da K-Beauty 'beleza coreana', por exemplo, desempenhando um papel significativo no comportamento do consumidor em testar continuamente marcas diferentes.

expertise da Evonik em emulsionantes, emolientes e na base das formulações em geral permitiu a descoberta de texturas novas e surpreendentes para o cuidado dos cabelos de que os formuladores podem se beneficiar.

PRODUTO DO MÊS

Hairflux® é um novo ingrediente bio-inspirado que combina o poder da tecnologia das ceramidas com óleos naturais. O produto apresenta um desempenho excepcional na reparação de danos nos cabelos e no couro cabeludo, mesmo em baixas concentrações. Além disso, seus benefícios conferiram melhoras perceptíveis à condição dos cabelos, segundo a conclusão de um painel com consumidores. Hairflux oferece aos formuladores uma solução que é natural, deixa os cabelos com aspecto saudável por meio do tratamento e confere uma melhora perceptível do sensorial.    

FORMULAÇÃO DO MÊS

O 3 Minute Restore Conditioner promove a melhora efetiva do pentear úmido e seco e a maciez dos cabelos por meio do agente condicionador prontamente biodegradável VARISOFT® EQ 100. A combinação de uma ceramida idêntica à pele e aos cabelos com óleo de oliva natural no Hairflux® atende as necessidades dos cabelos e do couro cabeludo em termos de cuidados na medida em que fortalece os cabelos e alivia irritações no couro cabeludo.