TÓPICO DO MÊS FEVEREIRO 2019

PELE (IM)PERFEITA

Devido a mudanças fisiológicas e hormonais, muitos adolescentes e jovens adultos são afetados por imperfeições na pele. Em muitos casos, o problema pode persistir até depois dos 40 anos. As causas para uma pele com imperfeições são extensas, bem como suas manifestações: hormônios androgênicos, disposições genéticas, estresse, cosméticos e/ou nutrição inapropriados, dentre outros, são possíveis causas. Independentemente da causa, o surgimento de imperfeições na pele é um processo, que quando tratado corretamente, pode ser aliviado ou eliminado.

O surgimento de imperfeições na pele normalmente começa com o aumento da atividade das glândulas sebáceas. O sebo é um terreno fértil para o surgimento da Propionibacterium acnes (P. acnes), bactéria presente na flora cutânea de praticamente todos os indivíduos. A partir daí ocorre aumento da queratinização, resultando em poros obstruídos. A combinação de queratinócitos e sebo leva à formação de comedões, que em conjunto com a bactéria já citada, podem causar inflamação em forma de pápulas, pústulas e nódulos. O processo inflamatório aciona os linfócitos e, simultaneamente, ativa fatores do sistema imunológico. Mesmo após o fim do processo de cicatrização, os poros afetados expandem-se e seu canal de fibras elásticas é comprometido. 

Os consumidores estão cada vez mais interessados em soluções holísticas que melhorem não só as condições da pele, mas que também reflitam em seu estado de espírito, uma vez que as cicatrizes emocionais causadas por problemas cutâneos podem gerar problemas de autoestima por toda a vida. Eles desejam que suas marcas cosméticas criem sistemas personalizados e alternativos, com foco na prevenção da inflamação, no combate ao impacto diário ambiental que influencia na saúde da pele, e que sejam desenvolvidos tendo-se em conta seu tipo de pele ou herança genética.

16% das mulheres acreditam que sua aparência possui grande impacto em seus níveis de estresse (Mintel – Marketing to Women, UK, Fevereiro 2017).

Herbapurifine®

Herbapurifine® é um complexo ativo de lipossomos naturais para o tratamento da pele com imperfeições. Ele une de forma sinérgica as propriedades efetivas de extratos vegetais especiais, incluindo Bu Gu Zhi, magnólia e casca de salgueiro, dentre outros ingredientes que ajudam a reduzir a aparência de erupções cutâneas (comedões, pápulas e pústulas) em aproximadamente 31,1% em 4 semanas, além de oferecer outros diversos benefícios à pele.

FORMULAÇÃO DO MÊS

Light Face, Body & Hair Oil (AG 21/13-3)

Quando pensamos em óleos, normalmente associamos com texturas que deixam residual pegajoso após aplicação e que demoram a serem absorvidos. Isso não é mais uma regra! Escolhendo os ingredientes certos, conseguimos oferecer fórmulas extremamente agradáveis ao toque, que protegem a barreira cutânea e que absorvem rapidinho, e sem meleca! Com o TEGOSOFT® AC CE MB, um éster de origem vegetal, trazemos o Light Face, Body & Hair Oil (AG 21/13-3), um óleo de aplicação multifuncional (pode ser aplicado, literalmente da cabeça aos pés), sensorial leve e absorção super rápida.

PRODUTO DO MÊS: TEGOSOFT® AC CE MB

Um emoliente natural leve ao toque.

  • No Brasil, mais de 80% dos consumidores relatam ter pele mista ou oleosa, e toque seco e não oleoso estão entre as características mais desejáveis em formulações com boa-aceitação. Devido a essas características básicas a Evonik sugere o TEGOSOFT® AC CE MB como um ingrediente fundamental em formulações para a pele, uma vez que ele oferece rápida absorção na pele
  • Para os cuidados do corpo e do rosto, o TEGOSOFT® AC CE MB pode ser utilizado como único ingrediente ou em combinação com todos os óleos cosméticos comuns, para a formulação de diferentes tipos de emulsões, óleos, sticks (bastões) e muitas outras texturas diferentes
  • Graças às sua excelente propriedade de molhar pigmentos, é altamente recomendado para formulações de maquiagem, tanto bases faciais, quanto produtos para os olhos ou lábios.
  • Além disso, o TEGOSOFT® AC CE MB atende à demanda atual dos consumidores por ingredientes de origem vegetal/sustentável, que ofereçam alta performance para melhorar o perfil sensorial da formulação com um ingrediente natural.
  • Ademais da aplicação em produtos para a pele, o TEGOSOFT® AC CE MB também pode ser empregado em formulações para os cabelos. Com a crescente popularidade dos cachos, aumentou-se a discussão em torno dos danos causados pelo uso excessivo de óleo mineral e óleos de silicone em produtos capilares. Isso somado à crescente conscientização dos consumidores pelos ingredientes que consomem levou à necessidade de ingredientes seguros e com alta performance que fossem alternativos ao uso dos ingredientes tradicionais.
  • O TEGOSOFT® AC CE MB pode ser empregado em diferentes formulações para os cabelos, como condicionadores e sprays, além do foco especial nos óleos, categoria que voltou a ter demanda graças à inspiração em produtos para a pele.

Ficha técnica 3x4 do produto

INCI: Isoamyl Cocoate;

Baixa viscosidade;

100% baseado em recursos renováveis.