Search
Press release
Group
August 12, 2019

Evonik conclui venda do negócio de Metacrilatos

  • Execução consistente da estratégia de focar em especialidades químicas
  • Negócio de Metacrilatos foi transferido à Advent Internacional em 31 de julho
  • Preço de venda líquido será usado para fortalecer balanço patrimonial e projetos de crescimento específicos

A Evonik concluiu a venda do negócio de Metacrilatos como próxima etapa de seu foco consistente em especialidades químicas. O fechamento oficial da operação ocorreu em 31 de julho, dando seguimento ao acordo de compra firmado em 4 de março. As autoridades antitruste pertinentes já haviam concedido aprovação irrestrita.

O negócio de Metacrilatos envolve 15 unidades de produção e 3.900 colaboradores no mundo inteiro. De 2016 a 2018, o negócio gerou um EBITDA médio anual de cerca de 350 milhões de euros e vendas de cerca de 1,8 bilhão de euros ao ano.

“Com a venda concluímos mais uma etapa no processo de alinhar o nosso portfólio a especialidades químicas e de tornar a empresa menos dependente de ciclos econômicos”, diz Christian Kullmann, presidente da diretoria executiva da Evonik. “Como o resultado do primeiro semestre de 2019 demonstrou, nosso portfólio agora está mais robusto frente às tendências macroeconômicas do que antes”.

O valor de compra (enterprise value) de 3 bilhões de euros equivale a 8,5 vezes o EBITDA do negócio desinvestido. As deduções resultam sobretudo da transferência de obrigações previdenciárias (aposentadorias) no valor de cerca de 600 milhões de euros ao comprador e de taxas sobre transações financeiras no valor de cerca de 200 milhões de euros.

Além disso, durante o processo de fechamento do negócio, as obrigações fiscais pontuais da Evonik foram avaliadas em cerca de 260 milhões de euros, resultando do carve-out do negócio de Metacrilatos e vencendo em 2019. Mas isso vai acarretar, ao mesmo tempo, uma depreciação maior e um abatimento fiscal relacionado de até 30 milhões de euros ao ano no fluxo de caixa livre durante os próximos 15 anos. O efeito fiscal, portanto, será em grande parte compensado ao longo de todo o período.

A Evonik planeja usar os recursos da operação para fortalecer o seu balanço e para a ampliação específica de seu portfólio de especialidades químicas.

Informações sobre a empresa

A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 32.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2018, a empresa gerou vendas de 13,3 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,15 bilhões de euros.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.