Search
Press release
Nutrition & Care
November 6, 2019

Veramaris é premiada como maior fornecedor mundial de ômega 3 à base de algas para a aquacultura

  • Veramaris venceu o prestigioso “F3 Fish Oil Challenge” como maior fornecedor dos ácidos graxos ômega 3 EPA e DHA e ômega 6 ARA para indústria da aquacultura
  • As maiores produtoras mundiais de salmões, Mowi, Yuehai Feed Group e AlphaFeed irão testar o óleo de algas marinhas da Veramaris
  • A Veramaris é uma peça importante do motor de crescimento da Evonik Animal Nutrition

A joint venture entre Evonik e DSM venceu o prestigioso “F3 Fish Oil Challenge”. A Veramaris foi reconhecida como a empresa com a maior venda de ômega 3 EPA e DHA e do ácido graxo de ômega 6 ARA (ácido araquidônico), de algas marinhas naturais, durante o prazo de um ano do desafio e, dessa maneira, preservou o equivalente a 2 bilhões de peixes, que de outra forma, seriam usados na produção de farinha e óleo de peixe. O prêmio foi entregue ao CEO da Veramaris, Karim Kurmaly, durante a conferência Global Aquaculture Alliance’s GOAL, realizada em Chennai, Índia, em 23 de outubro último.

“O sucesso da Veramaris é resultado dos nossos esforços para reunir alimentação saudável e sustentabilidade e, ao mesmo tempo, preservar recursos naturais finitos. Inovações como a Veramaris representam uma das muitas contribuições da Evonik para uma transformação fundamental na produção de alimentos”, diz Johann-Caspar Gammelin, Presidente da Diretoria Executiva da Evonik Nutrition & Care. Como parte do motor de crescimento da Evonik Animal Nutrition, a Veramaris contribui para impulsionar o crescimento rentável e equilibrado da Evonik.

O “F3 Fish Oil Challenge” é uma iniciativa da organização “The Future of Fish Feed (F3)”. Lançado em 2015, o desafio é parte do esforço colaborativo das maiores ONGs dos Estados Unidos (The Nature Conservancy, dentre outras), pesquisadores e parcerias privadas e tem como objetivo acelerar, em escala comercial, a adoção de ingredientes alternativos na alimentação dos animais a fim de reduzir a dependência da pesca marítima.

Os candidatos ao F3 receberam a tarefa de desenvolver uma alternativa ao óleo de peixe que contivesse os ácidos graxos essenciais EPA, DHA e ARA em uma proporção ideal. As exigências nutricionais dos peixes da aquacultura deveriam ser preenchidas sem o uso de óleo e farinha de peixe. A Veramaris cumpriu todos os critérios da competição. A empresa se destaca no setor da aquacultura como único fornecedor a oferecer, em escala comercial, uma fonte natural de EPA, DHA e ARA à base de óleo de algas.

A Veramaris foi fundada pelas empresas DSM e Evonik como resposta à demanda da indústria da aquacultura por alternativas nutricionais sustentáveis. Com a produção de uma fonte sustentável e escalável de ácidos graxos ômega 3 de algas marinhas naturais, a Veramaris assegura o crescimento contínuo da aquacultura. Com sua unidade de produção em escala mundial nos Estados Unidos (Blair, Nebraska), inaugurada em julho de 2019, a Veramaris está preparada para suprir em torno de 15% da demanda global por ômega 3 EPA e DHA da indústria de salmão.

A Evonik é um dos maiores fornecedores de aminoácidos essenciais para a aquacultura. Seu objetivo é melhorar a eficiência e a sustentabilidade da indústria por meio da redução do uso de farinha e óleo de peixe em rações de escala comercial e suplementar dietas vegetais com aminoácidos para atender aos requerimentos nutricionais.

Em combinação com o portfólio de aminoácidos essenciais da Evonik, a Veramaris possibilita, pela primeira vez, a formulação das chamadas rações “zero/zero” para a aquacultura, que não contêm farinha nem óleo de peixe. Essa conquista marca um avanço significativo para o aumento da sustentabilidade da aquacultura, aliviando a pressão sobre os estoques de peixes dos oceanos. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), 90% dos estoques de peixes já são explorados em excesso ou estão chegando ao limite da sua exploração.

Informações sobre a empresa

A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 32.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2018, a empresa gerou vendas de 13,3 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,15 bilhões de euros.

Sobre Nutrition & Care

O segmento Nutrition & Care, dirigido pela Evonik Nutrition & Care GmbH, contribui para o atendimento das necessidades humanas básicas, incluindo aplicações para bens de consumo de uso diário, nutrição animal e cuidados com a saúde. Com cerca de 8.200 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 4,6 bilhões de euros em 2018.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.