Press release
Resource Efficiency
May 10, 2019

Evonik lança site focado nas soluções para o mercado de impressão 3D

A impressão 3D é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material. Trata-se de uma tecnologia geralmente mais rápida, mais poderosa e mais fácil de se usar do que outras de fabricação aditiva.

Oferece aos desenvolvedores de produtos a possibilidade de, em um simples processo, imprimir partes de materiais com diferentes propriedades físicas e mecânicas.

Vale destacar que a indústria de impressão 3D está em crescimento exponencial e tem previsão de movimentar mundialmente cerca de USD 35,4 bilhões até 2020, segundo a consultoria IDC (International Data Corporation). Regiões que alavancam esse número são China, Europa e Estados Unidos. O Brasil ainda está em processo de popularização e desenvolvimento dessa indústria, com perspectiva muito positiva para os próximos anos, principalmente nos segmentos automotivo e de medicina.

Como uma das líderes mundiais em especialidades químicas, a Evonik continua ampliando a sua participação nesse interessante mercado. Oferece soluções diferenciadas, seja com agentes de dispersão, melhoradores de fluxo ou modificadores reativos e pós poliméricos usados na impressão 3D.

Recentemente, criou um site no qual os clientes podem encontrar informações sobre todas as soluções da Evonik para esse mercado, e também os projetos de inovação desenvolvidos em conjunto com a Creavis, a unidade de inovação estratégica do grupo.

A Evonik é líder mundial na produção de poliamida 12 em pó (PA12), que vem sendo utilizada em tecnologias de manufatura aditiva há mais de 20 anos. Além dos filamentos de PEEK e das PA12 em pó, o portfólio de produtos da companhia inclui pós flexíveis de PEBA.

Entre as mais recentes inovações para o atraente mercado de impressão 3D, a Evonik desenvolveu um novo pó polimérico, da linha de Poliamida 6.13, para aplicações em faixas mais altas de temperatura. O novo pó de poliamida apresenta alta resistência mecânica, além de excelente resistência química e à temperatura.

O material em pó se destaca pela baixa absorção de água – abaixo de 3% -, que tem um efeito positivo sobre a processabilidade na impressão 3D e a estabilidade dimensional de componentes impressos em 3D.

Expandindo ainda mais o portfólio de materiais de alta performance para tecnologias de impressão 3D em pó, no início deste ano a Evonik adquiriu a Structured Polymers Inc., startup americana para materiais de impressão 3D, sediada em Austin, Texas. Com a aquisição, a Evonik ganha acesso a uma nova tecnologia patenteada que vai permitir a expansão de seu portfólio de pós poliméricos especiais no mercado de manufatura aditiva.

Informações sobre a empresa

A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 36.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2018, a empresa gerou vendas de 15 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,6 bilhões de Euros.

Sobre Resource Efficiency

O segmento Resource Efficiency, dirigido pela Evonik Resource Efficiency GmbH, fornece materiais de alta performance e aditivos especiais para sistemas ambientalmente seguros e eficientes em energia para as indústrias automotiva, de tintas & revestimentos, de adesivos e da construção, dentre muitas outras. Com cerca de 10.000 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 5,7 bilhões de euros em 2018.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Mais: