Press release
Central & South America
April 11, 2013

Evonik Industries lança nova referência no fosqueamento de sistemas UV

Com o objetivo de dar suporte aos seus clientes e de mantê-los informados, a Evonik Industries oferece um novo compêndio intitulado “Matting for UV-Curing Paints” (fosqueamento de tintas curadas por UV).

O compêndio propicia uma visão abrangente, tanto em termos gerais quanto no detalhe, dos desafios únicos enfrentados na cura por UV de tintas foscas, além de oferecer valiosas recomendações.

Sistemas convencionais de pintura com componentes voláteis, como tintas à base de água e à base de solvente, podem facilmente receber um acabamento fosco mediante a evaporação do solvente (encolhimento vertical do filme). Em contrapartida, criar uma superfície fosca é algo difícil no caso de tintas sem solvente ou tintas curadas até 100% por radiação UV.

O novo compêndio mostra aos leitores o impacto significativo que alguns parâmetros (como a seleção de agentes fosqueantes adequados, o uso de formulações sofisticadas, o controle seletivo do agente de cura e dos parâmetros da cura) podem exercer sobre a intensidade de fosqueamento de um revestimento.

Que tipo de dificuldade os formuladores de tintas têm enfrentado?
Para que possam obter um acabamento fosco satisfatório, eles devem compensar o pequeno encolhimento vertical do filme pelo emprego de mecanismos adequados para deixar uma certa rugosidade na superfície da tinta. Os especialistas da Evonik descrevem soluções como a opção de selecionar um agente fosqueante cujo tamanho de partícula corresponda à espessura da camada de tinta. Um método alternativo seria ampliar o encolhimento da matriz polimérica da tinta, originada pela polimerização de radicais livres formados nas duplas ligações dos oligômeros e monômeros de acrilatos. É importante, nesse caso, assegurar-se de que durante a cura a matriz do agente fosqueante (partículas de sílicas distribuídas uniformemente dentro da tinta ainda líquida) não encolha tanto quanto a matriz do “binder” (veículo).

Por meio de tabelas, diversos diagramas e ilustrações, os especialistas em agentes fosqueantes oferecem aos formuladores de tintas um trabalho de referência que está em conformidade com os mais altos padrões.

A linha de negócios Sílica da Unidade de Negócios Inorganic Materials da Evonik Industries comercializa produtos para o mercado de revestimentos, basicamente a partir de duas linhas de produto: AEROSIL® e ACEMATT®. A família AEROSIL® (óxidos pirogênicos) compreende uma variedade de aditivos diferentes para formulação de tintas, enquanto o portfólio de produtos ACEMATT® abrange ampla variedade de agentes fosqueantes baseados em sílica.

Informações sobre a empresa

Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. Suas atividades se concentram nas principais megatendências saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2012, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 13,6 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,6 bilh&ot

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.