Press release
Central & South America
January 16, 2013

Evonik oferece solução que propicia alta eficiência energética para refrigeradores

Produtos de maior eficiência energética são cada vez mais procurados e visam atender a uma necessidade crescente de desenvolver tecnologias mais sustentáveis. Um dos eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica é o refrigerador, que precisa de funcionamento ininterrupto e de um sistema de isolamento de alta qualidade. A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, oferece como solução o AEROSIL®, sílica pirogênica de excelente propriedade isolante.

O AEROSIL® é a base dos painéis de isolamento a vácuo (VIP, na sigla em inglês) – mais modernos e eficazes, que atendem aos requisitos de classificação máxima em economia de energia – e traz como diferenciais a pouca espessura e a alta eficiência. Soma-se a estas características a possibilidade de se obter maior volume para armazenamento de alimentos.

Mesmo finíssimas, as camadas que formam os painéis proporcionam isolamento de oito a dez vezes melhores do que os dos materiais isolantes convencionais, o que reduz significativamente o consumo de energia.

Para que esse nível de isolação fosse alcançado com os materiais convencionais, seria necessária uma camada muito espessa do componente, o que exigiria refrigeradores de maior dimensão ou com reduzido espaço interno.

Eficiência necessária
O VIP funciona como uma garrafa térmica ao contrário. O AEROSIL® é embalado a vácuo e lacrado no interior de um filme multicamadas especial, excepcionalmente hermético e impermeável, com a função de evitar a entrada de calor dentro do refrigerador. A sílica atua como isolante e ainda oferece suporte aos painéis, evitando que se rompam. A elevada qualidade do AEROSIL® proporciona o melhor efeito de isolamento e o vácuo quintuplica o poder de isolamento da sílica.

Por suas características, os VIPs à base de AEROSIL® oferecem excelente durabilidade, com uma expectativa de vida de até 30 anos. O produto contribui, também, para a menor emissão de CO2, o que ajuda a diminuir o efeito estufa.

Por estes motivos, um número crescente de fornecedores de componentes para refrigeradores recorrem às qualidades favoráveis do AEROSIL®, lembrando que o isolamento usado nestes eletrodomésticos é um fator crucial para se obter a qualificação tão cobiçada em eficiência energética.


Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. Suas atividades se concentram nas principais megatendências saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2011, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 14,5 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,8 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, biodiesel, borracha, construção civil, cosméticos, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose e plásticos.

Nota Legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Assessoria de Comunicação:

Via Pública Comunicação
Taís Augusto: (11) 4423.3150 – 99642.7274
Inês Cardoso: (11) 3562.5555 – 99950.6687
imprensa@viapublicacomunicacao.com.br
www.viapublicacomunicacao.com.br