Press release
Central & South America
July 1, 2011

Evonik comemora 13 anos sem acidentes

Quando o assunto é segurança, a Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, sabe que os cuidados devem começar antes mesmo do início das operações. Evitar acidentes em qualquer local ou fase de produção é uma preocupação constante da empresa, que desenvolve um trabalho bastante focado neste sentido. Prova disto é que a unidade situada em Barra do Riacho, no Espírito Santo, comemorou, em 11 de junho, 13 anos sem registro de acidentes de trabalho com afastamento. O período corresponde a 1.696.000 horas/homem de exposição ao risco, ou três mil dias, aproximadamente.

O resultado é fruto de um conjunto de ações voltadas à prevenção de acidentes e aos cuidados com o ser humano. “Temos a segurança como prioridade e a saúde ocupacional e meio ambiente fazem parte do dia a dia de todos os colaboradores. O nosso sistema de gestão, estruturado de acordo com a ISO 14.001 e com o programa Atuação Responsável, define as diretrizes internas para o bom andamento das atividades da fábrica”, explica o gerente da planta, Antonio Iacomussi.

A capacitação dos colaboradores, por meio de treinamento, palestras e cursos de formações específicas, assim como o conhecimento aprofundado dos processos onde atuam, são as bases de sustentação para que o nível de excelência proposto pela Evonik seja alcançado. Para isso, a empresa desenvolve alguns programas específicos para esta finalidade. Entre eles, podem ser citados:

- ART - Análise de Risco de Tarefas: todas as atividades com potencial de risco são analisadas em etapas, os riscos são apontados e medidas de prevenção estabelecidas.

- Treinamento de integração com prestadores de serviços antes do início de qualquer contrato ou atividade nas instalações.

- Liberações de serviços de riscos: qualquer atividade de intervenção nas áreas operacionais é analisada quanto aos riscos e liberada por uma equipe tripartite envolvendo a área executante, a área responsável e a segurança industrial.

- Programa de palestras mensais com foco em saúde ocupacional e segurança, realizadas pelo médico do trabalho alocado na unidade, e de visitação aos setores da empresa para avaliação das condições de trabalho.

- Programas de monitoramento dos ambientes de trabalho e acompanhamento dos colaboradores, por meio de exames médicos, realizados anualmente.

- Realização de reuniões quinzenais com temas de segurança, saúde e meio ambiente, destinadas a profissionais das áreas de manutenção, produção, expedição e administração, envolvendo todos os prestadores de serviços.

- Inspeções trimestrais organizadas pela área de segurança industrial e CIPA são conduzidas em todos os setores para verificação e apontamento de condições inseguras.

- Modificações em instalações e processos são avaliadas quanto aos novos riscos potenciais.


Responsabilidade de todos
A fábrica, que produz peróxido de hidrogênio, iniciou suas atividades operacionais em março de 1998 e, desde então, registrou somente um acidente. Atualmente, seus 56 colaboradores são constantemente estimulados a desenvolver atitudes conscientes em relação à segurança. “Com certeza, as ações colocadas em prática, somadas a competência, atitude e conscientização de cada colaborador, são fatores que contribuem para o sucesso alcançado. Nossa meta é sempre zero acidente”, afirma Iacomussi.

Os treinamentos e a conscientização dos funcionários permite que cada um tenha responsabilidade pelo todo. Cada colaborador, por exemplo, tem autonomia para interromper qualquer atividade na qual seja detectada uma condição ou ato inseguro, inclusive a parada total da planta produtiva, se necessário. As práticas em vigor nas áreas de segurança, saúde e meio ambiente são também aplicáveis aos terceiros e visitantes.

Para Iacomussi, esta conquista é um marco na história de cada um dos colaboradores da unidade, um sentimento extensível a seus familiares, que veem a Evonik como uma empresa segura para se trabalhar.

Informações sobre a empresa

Evonik Industries é o grupo industrial criativo da Alemanha. A empresa é uma das líderes mundiais em especialidades químicas, seu principal negócio. Além disso, tem participação nos segmentos de Energia e Negócios Imobiliários. Criatividade, especialização, confiabilidade e autorrenovação contínua são os pontos fortes determinantes da empresa.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo. No ano fiscal de 2010, mais de 34.000 colaboradores geraram vendas de 13,3 bilhões de Euros e lucros operacionais (EBITDA) de 2,4 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje

Informações para imprensa

Taís Augusto - tais@viapublicacomunicacao.com.br
Inês Cardoso - ines@viapublicacomunicacao.com.br
Via Pública Comunicação - (11) 3562.5555
www.viapublicacomunicacao.com.br