Press release
Nutrition & Care
January 7, 2020

Evonik amplia seu portfólio RESOMER® para melhorar a qualidade e o desempenho de dispositivos implantáveis baseados em têxteis

  • Contrato global de licença exclusiva assinado com a ITVP
  • Nova plataforma de polímero permite um novo conceito em cicatrização de ferida e dispositivos vasculares com melhores recursos
  • Posiciona o RESOMER® como o maior e mais diferenciado portfólio de biomateriais funcionais para dispositivos implantáveis

A Evonik, líder mundial em biomateriais para dispositivos médicos implantáveis, acaba de anunciar a assinatura de um contrato global exclusivo com a ITV Denkendorf Produktservice (ITVP), empresa alemã de P&D e líder na fabricação de materiais têxteis médicos.

Pelo contrato, a Evonik expandirá seu portfólio líder de mercado - RESOMER® - com o lançamento de uma nova plataforma de polímeros à base de glicolídeo, voltada para a produção de monofilamentos e multifilamentos. A plataforma permite o desenvolvimento de produtos implantáveis de alto desempenho à base de têxteis que são desenvolvidos para degradação rápida, tais como suturas, malhas, fitas cirúrgicas, fios, suportes e dispositivos de fechamento vascular.

Uma variedade de graus de polímero homopolímero (PGA), copolímero (PGLA) e copolímero em bloco (PGA-CL e PGA-TMC) estará disponível na forma incolor ou violeta no catálogo padrão do RESOMER®. Os polímeros da plataforma poderão ser acuradamente adaptados para atender aos requisitos da aplicação desejada, tanto em termos de propriedades mecânicas (resistência à tração, baixa rigidez ou elasticidade), quanto em taxas de degradação (de menos de um mês a dois meses ou mais). Opções adicionais de personalização estão disponíveis mediante solicitação.

A Evonik irá ampliar ainda mais suas capacidades técnicas em processamento de polímeros e laboratórios de aplicações avançadas nos EUA, Alemanha e China, além da experiência da ITVP para prestar suporte a seus clientes no desenvolvimento, em testes analíticos e ampliação de seus produtos baseados em têxteis.

“Com essa expansão em polímeros para dispositivos médicos baseados em têxteis, a Evonik fortalece sua posição como parceira global preferencial para empresas do ramo de dispositivos médicos. Juntamente com outras inovações em biomateriais lançadas recentemente, incluindo os copolímeros PLA-PEG, filamentos para tecnologias de impressão 3D e modificação de superfície, nosso portfólio RESOMER® passou a ser o maior e mais diferenciado de biomateriais do mundo para uso em aplicações ortopédicas, vasculares e de cicatrização de feridas”, afirma o Dr. Jean-Luc Herbeaux, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da linha de negócios Health Care da Evonik.

“Ao promover as competências de projeto e síntese de polímeros e o conhecimento de aplicação da Evonik e da ITVP, esse contrato permitirá às empresas de dispositivos médicos uma seleção superior de biomateriais funcionais para aprimorar a qualidade e o desempenho de seus dispositivos médicos implantáveis baseados em têxteis”, afirma o Dr. Sven Oberhoffner, Gerente Geral da ITVP. “Esperamos criar uma cooperação de longo prazo com a Evonik para atender às novas necessidades dos clientes quanto a dispositivos implantáveis utilizados na cicatrização de feridas e aplicações em tecidos moles.”

A linha de negócios Health Care, parte do segmento de Nutrition & Care da Evonik, atende a mais de mil clientes farmacêuticos, nutracêuticos e de dispositivos médicos em todo o mundo. Seu portfólio de polímeros biorreabsorvíveis RESOMER®, as tecnologias de modificação de superfície Endexo® e os serviços de tecnologias de aplicação representam um elemento central do modelo de crescimento do setor Health & Care, impulsionando o crescimento financeiro e equilibrado da Evonik.

Informações sobre a empresa

A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 32.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2018, a empresa gerou vendas de 13,3 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,15 bilhões de euros.

Sobre Nutrition & Care

O segmento Nutrition & Care, dirigido pela Evonik Nutrition & Care GmbH, contribui para o atendimento das necessidades humanas básicas, incluindo aplicações para bens de consumo de uso diário, nutrição animal e cuidados com a saúde. Com cerca de 8.200 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 4,6 bilhões de euros em 2018.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.