ODS relevantes para a Evonik

Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser cumpridos até 2030 por meio de uma parceria entre governos, indústrias e a sociedade.

É por isso que em 2017 começamos a examinar e a apresentar de maneira sistemática a contribuição dos nossos produtos para atingir os ODS. Essa avaliação nos mostrou que muitos produtos que conferem benefícios de sustentabilidade acima da média também são importantes indutores do crescimento.

Em 2018, reforçamos o nosso foco nos ODS, o que resultou no desenvolvimento do nosso próprio método para nos ajudar a identificar os ODS que são mais importantes para a Evonik. Tendo como base critérios qualitativos e quantitativos, chegamos à seguinte classificação:

Leia mais sobre o método da Evonik:

O que queremos dizer com importantes para a Evonik?
O que queremos dizer com importantes para a Evonik?

Um ODS é considerado importante para a Evonik quando afeta a empresa de maneira negativa ou positiva. Essa influência pode ser absoluta ou relativa (i.e., comparada com a influência de um produto alternativo estabelecido).

Avaliação dos critérios relevantes ao negócio
Avaliação dos critérios relevantes ao negócio

Desenvolvemos um processo multietapas de pesos com a finalidade de determinar a influência da Evonik. Nosso portfólio inteiro foi dividido em combinações produto-aplicação-região (PARCs; para mais detalhes ver o arcabouço desenvolvido pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) (https://www.wbcsd.org/Projects/Chemicals/Resources/Framework-for-portfolio-sustainability-assessments). Analisamos as cadeias de valor para essas PARCs (upstream, gate-to-gate, downstream) em relação aos ODS e seus subobjetivos para ver se ocorre uma influência positiva, neutra ou negativa sobre a Evonik / pela Evonik.

PARCs que influenciam os ODS ao longo da cadeia de valor e que integram um dos motores de crescimento ou áreas de crescimento em inovação da Evonik também foram levadas em conta em relação a cada um dos ODS.

Avaliação de critérios de importância particular para os nossos stakeholders
Avaliação de critérios de importância particular para os nossos stakeholders

Outros critérios usados nesse processo foram o significado dos ODS para os principais stakeholders da Evonik e o resultado da nossa análise de materialidade.

Consolidação e reporte
Consolidação e reporte

Dessas análises, derivamos os quatro ODS mais importantes para a Evonik:

  • ODS 12 Consumo e produção responsáveis
  • ODS 13 Ação contra a mudança global do clima
  • ODS 03 Saúde e bem-estar
  • ODS 06 Água porável e saneamento

Mais que 80% das nossas vendas já fazem uma contribuição positiva para o cumprimento dos ODS e cerca de 60% exercem um efeito positivo sobre os quatro ODS identificados como particularmente importantes para a Evonik.