Search
Press release
Nutrition & Care
Brazil, July 4, 2019

Evonik disponibiliza relatório das principais matérias-primas utilizadas na nutrição animal

Relatório com dados de análises bromatológicas e perfil de aminoácidos da safra de 2018 de diversas culturas do País contém informações completas e detalhadas sobre o conteúdo nutricional das principais matérias-primas utilizadas na produção de rações no Brasil.

O relatório anual de matérias-primas da Evonik, o Crop Report, é mais um serviço disponível aos clientes da área de nutrição animal. Por meio dos serviços analíticos oferecidos pela empresa, os fabricantes podem obter formulações mais precisas, menores custos de produção e eficiência em seus resultados.

As informações apresentadas no relatório foram obtidas por meio de amostras analisadas entre o período de maio a novembro de 2018. Além de informações consolidadas de todo o Brasil, para milho e farelo de soja, os dados são apresentados também por região: Sul; Sudeste; Centro-Oeste e Nordeste.

O estudo é elaborado por especialistas e conta com a colaboração das empresas que se comprometeram a encaminhar ao longo do ano amostras destas matérias-primas coletadas em regiões específicas.

Vale destacar que alterações no solo, clima e as novas tecnologias aplicadas a sementes, impactam significativamente no valor nutricional dos ingredientes vegetais. Por este motivo, as atualizações anuais são necessárias e o relatório periódico da Evonik representa uma valiosa ferramenta para uma nutrição de precisão.

A Evonik começou a publicar seu Relatório de Matérias-Primas da Europa em 2012 e, desde então, ele se torna cada vez mais abrangente, utilizando mais parâmetros analíticos e incluindo dados de diversos países.

Serviços analíticos da Evonik

Com o objetivo de maximizar o valor nutricional de seus aditivos alimentares, a Evonik conta com uma diversidade de ferramentas, os AMINO Tools, que auxiliam os clientes a otimizar seus resultados produtivos, reduzindo margens de segurança da formulação e gerenciando de maneira eficaz a variabilidade nutricional dos ingredientes. O resultado é a uma produção animal mais rentável, uniforme e sustentável.

AMINOLab® - laboratórios Evonik com alta capacidade analítica e larga experiência em análises de aminoácidos realizadas por via úmida por equipe especializada e equipamentos de ponta, para garantir resultados precisos de diversos tipos de amostras voltados para a produção de ração animal.

AMINOPROX® - sistema de análise preditiva baseado em NIR, analisa uma gama de nutrientes brutos em ingredientes e em ração de frangos de corte, perus, patos e suínos. Os parâmetros avaliados incluem matéria seca, proteína bruta, extrato etéreo, cinza, fibra bruta, ADF, NDF, açúcares, amido e fósforo. Calibrações são baseadas em conjuntos representativos de amostras coletadas globalmente.

AMINONIR® - serviço de análise rápido e confiável que utiliza a espectroscopia de infravermelho próximo (NIR) para prever o conteúdo de aminoácidos em mais de 60 importantes ingredientes para a alimentação animal. A Evonik desenvolveu calibrações específicas para a predição de aminoácidos essenciais (totais e digestíveis / digestibilidade ideal padronizada) e não essenciais, em todos os principais ingredientes de ração. A base do AMINONIR® é um amplo e diversificado conjunto de amostras provenientes de todo o mundo.

AMINONRG® - estima o conteúdo energético de diferentes ingredientes através de equações de regressão selecionadas utilizando valores de análises proximais obtidos pelo AMINOProx®.

AMINORED® - Com foco na determinação do processamento térmico ideal dos produtos de soja, AMINORED® se baseia na tecnologia NIR para avaliar se o tratamento térmico aplicado foi suficiente para desativar os fatores antinutricionais e se houve dano aos aminoácidos presentes no ingrediente. O Indicador de Condições de Processamento (PCI) de uma amostra de soja estimada pelo serviço AMINORED® oferece uma solução rápida, confiável e precisa da qualidade dos produtos de soja.

AMINODat® 5.0 - contém os resultados de mais de 21.000 amostras de todo o mundo e está baseado em mais de 530.000 resultados. Apresenta o perfil de aminoácidos totais e os coeficientes de digestibilidade para aves e suínos. Esta base de dados é constantemente atualizada, inclui 720 ingredientes e é a ferramenta perfeita para otimizar a formulação de rações e comparar novos ingredientes.

AMINONIR® Advanced – Assim como o serviço AMINONIR®, o sistema avalia todos os principais ingredientes que compõem a ração, mas com uma grande diferença: o cliente possui e opera o equipamento NIR. Isso possibilita realizar a leitura das amostras, carregar os dados para a interface de serviço da Web AMINONIR® e receber uma avaliação completa dentro de três minutos. Possibilita ainda a análise das amostras sem a moagem, caso seja necessária maior agilidade.

Informações sobre a empresa

A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 32.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2018, a empresa gerou vendas de 15 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,6 bilhões de Euros.

Sobre Nutrition & Care

O segmento Nutrition & Care, dirigido pela Evonik Nutrition & Care GmbH, contribui para o atendimento das necessidades humanas básicas, incluindo aplicações para bens de consumo de uso diário, nutrição animal e cuidados com a saúde. Com cerca de 8.200 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 4,6 bilhões de euros em 2018.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.