Press release
Central & South America
September 30, 2019

Evonik anuncia novo presidente para a região América Central e do Sul

Elias Nahssen de Lacerda assume o novo posto a partir de 1º de outubro 2019.

O grupo Evonik Industries, com sede na Alemanha e um dos líderes mundiais em especialidades químicas, anuncia seu novo Diretor Presidente para a Região América Central e do Sul.

A partir de 1º de outubro, assume Elias Nahssen de Lacerda, até então, CFO e Vice-Presidente de Negócios da área de “Nutrition and Care” para a América Central e do Sul. Ele substitui Weber Porto, que conclui sua trajetória de quase 36 anos na Evonik e 17 anos como presidente da região.

Elias Lacerda é brasileiro, tem 45 anos, e iniciou sua carreira profissional na Evonik há mais de 20 anos. Ocupou diferentes posições em diversas linhas de negócio do grupo e possui vasto conhecimento da empresa e do mercado de especialidades químicas.

“É uma honra assumir a liderança na região América Central e do Sul, um dos focos de crescimento do Grupo e com potencial significativo de expansão. Meu desafio é contribuir para o crescimento regional buscando prosperidade para nossos colaboradores, sociedade e acionistas”, destaca Lacerda.

Desenvolvimento e Carreira

Elias Lacerda assume o novo desafio muito bem preparado e com muitas conquistas já acumuladas dentro e fora da Evonik. Em 2013, recebeu a distinção de “Melhor Gestor Emergente da Indústria Química” pelo jornal Handelsblatt e Stratley Award, um dos mais importantes e influentes veículos de comunicação da Alemanha. Aos 38 anos, o executivo impressionou o júri da premiação e foi homenageado pelo periódico devido às conquistas excepcionais como “Key Account Manager” do Grupo Evonik e seu perfil de liderança integrativa, com forte orientação para os clientes.

Formado em Engenharia de Produção Química pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI); completam sua formação acadêmica o MBA Executivo pela BSP – Business School São Paulo/Toronto Rotman Business School; e Pós-Graduação em Global Key Account Management Certificate Program, pela St. Gallen/Columbia Business School, além de especializações nas renomadas escolas de negócios International Institute for Management Development (IMD) e finanças na SGMI Institute of Management St. Gallen, ambas na Suiça.

Em 1996, ingressou na Evonik, então Degussa, por meio de um programa de trainee e em menos de dois meses foi contratado como representante técnico e comercial para o mercado de tintas e revestimentos. Seguiu em passos firmes e crescentes desde a primeira função. Construiu novos relacionamentos com os clientes e impulsionou a expansão dos negócios. De 1999 até 2002 atuou na linha de “Crosslinkers & Resins”, onde se tornou Gerente de Produto da América do Sul. Em 2003 assumiu o cargo de Diretor Regional de Negócios para a América do Sul e Central, da então Degussa-Hüls, na área de “Coatings and Colorants”.

Após 10 anos de experiência na América do Sul, recebeu a oferta para se mudar para a Alemanha, em 2006, como vice-presidente de vendas regionais da Europa e países emergentes para área de “Fillers and Pigments”.

Em 2010 assumiu a responsabilidade global de vendas para linha de negócios de Sílica e em 2015 a responsabilidade global de marketing de uma das maiores linhas de negócios da Evonik – “Animal Nutrition”.

Completando 12 anos de experiência internacional, em 2018 retornou para São Paulo como CFO e Vice-Presidente “Nutrition & Care” da região América Central e América do Sul.

“As experiências adquiridas na Alemanha, no mundo e principalmente em todos os países da América Central e do Sul servirão de alicerce para o novo desafio frente à presidência da empresa na região. Elas consolidaram os fundamentos do meu conceito de trabalho: satisfação dos clientes, orientação para resultados e paixão pelas pessoas”, afirma Elias Lacerda.

Informações sobre a empresa

A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 32.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2018, a empresa gerou vendas de 13,3 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,15 bilhões de euros.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.