Search
Press release
Nutrition & Care
September 19, 2019

Evonik adquire plataforma Endexo® com o objetivo de expandir atuação no segmento de dispositivos médicos

  • A plataforma Endexo® melhora a compatibilidade dos dispositivos médicos, reduzindo o risco de trombose, infecções e biofouling.
  • Múltiplas empresas de dispositivos já licenciaram a tecnologia clinicamente comprovada para produtos cardiovasculares e neurovasculares.
  • A aquisição reforça o portfólio de dispositivos médicos de biomateriais e serviços de tecnologia de aplicação da Evonik.

A Evonik, empresa global líder em biomateriais para aplicações no setor de implantes médicos, anunciou no início de setembro a aquisição do negócio de modificação de superfície Endexo®, da Interface Biologics, empresa privada do ramo de ciência de materiais de Toronto, Canadá.

Endexo® é uma tecnologia aditiva exclusiva que melhora a biocompatibilidade de dispositivos médicos que entram em contato com sangue, tecidos e outros fluidos biológicos. Os fluoro-oligômeros de baixo peso molecular usados na tecnologia Endexo® são incorporados durante o processo de fabricação e migram para nanômetros da superfície do dispositivo. Por suprimir a conformação de proteínas pró-coagulante, reduzindo a adesão de plaquetas e inibição da ativação das plaquetas, a Endexo® reduz o risco de eventos trombóticos. A tecnologia também suprime a adesão bacteriana e a formação de biofilme, diminuindo o risco de infecções.

Diversas empresas de dispositivos médicos licenciaram o uso da tecnologia Endexo® para aplicações cardiovasculares, dentre outras. Alguns desses produtos já estão disponíveis comercialmente, enquanto outros participam de promissores testes clínicos.

“Estamos entusiasmados com a inclusão da tecnologia Endexo® ao nosso portfólio”, disse Jean-Luc Herbeaux, SVP e General Manager da linha de negócios Health Care da Evonik. “A Endexo® expande a nossa capacidade de atuar como parceiro de desenvolvimento e fornecedor de soluções para empresas de dispositivos médicos no mundo inteiro. A equipe da Interface Biologics fez um trabalho exemplar ao desenvolver e lançar essa tecnologia inovadora no mercado. Estamos felizes por poder aplicar as nossas capacidades globais de desenvolvimento comercial e habilidades técnicas para ampliar a presença geográfica e de aplicação da Endexo®”.

“Trabalhamos em estreita cooperação com a Evonik em oportunidades de desenvolvimento conjuntas ao longo dos últimos anos”, disse Tom Reeves, Presidente e CEO da Interface Biologics. “Estou confiante de que a combinação da plataforma de tecnologia Endexo® e dos recursos técnicos, comerciais e financeiros da Evonik vão permitir a rápida aceleração do negócio em ampla base de setores do mercado de dispositivos médicos”.

Informações sobre a empresa

A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 32.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2018, a empresa gerou vendas de 13,3 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,15 bilhões de euros.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Sobre Nutrition & Care

O segmento Nutrition & Care, dirigido pela Evonik Nutrition & Care GmbH, contribui para o atendimento das necessidades humanas básicas, incluindo aplicações para bens de consumo de uso diário, nutrição animal e cuidados com a saúde. Com cerca de 8.200 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 4,6 bilhões de euros em 2018.