Press release
Nutrition & Care
November 1, 2019

Evonik lança primeira linha comercial do mundo de copolímeros PLA-PEG bioabsorvíveis para aplicações no setor de dispositivos médicos implantáveis

  • Os copolímeros RESOMER® PLA-PEG apresentam resistência mecânica igual a dos polímeros de PLA padrão, contudo possibilitando um tempo de degradação até seis vezes mais rápido
  • Desenvolvidos para aumentar o desempenho e acelerar o restabelecimento do paciente em termos de cicatrização de ferimentos, uso pediátrico e outras aplicações
  • A inovação fortalece o motor de crescimento da linha Health & Care da Evonik

Evonik, líder global em biomateriais, anunciou este mês o lançamento comercial do primeiro portfólio de copolímeros PLA-PEG absorvíveis do mundo para aplicações no setor de dispositivos médicos implantáveis. O portfólio inovador amplia a capacidade da Evonik de ajudar os clientes na área de dispositivos médicos a aumentar a segurança, a biocompatibilidade e o desempenho de seus produtos implantáveis, além de fortalecer o motor de crescimento Health & Care da empresa.

Os copolímeros RESOMER® PLA-PEG combinam as propriedades hidrofóbicas (repelem a água) do poliácido láctico (PLA) com as propriedades hidrofílicas (atraem a água) do polietilenoglicol (PEG). Como copolímeros tribloco, o portfólio pode replicar a resistência mecânica dos polímeros RESOMER® padrão, mas a sua taxa de degradação é até seis vezes mais rápida. Essa combinação única de resistência e degradação rápida permite que as empresas de dispositivos médicos desenvolvam uma nova classe de implantes absorvíveis para uso em áreas de aplicação, como cicatrização de ferimentos e pediatria, que se adaptem melhor ao processo de cicatrização natural do paciente.

Quatro tipos de RESOMER® PLA-PEG com tempos de degradação entre seis e doze meses ou menos foram desenvolvidos na linha RESOMER® padrão. Dois tipos já estão disponíveis e outros dois estão previstos para serem lançados nos próximos meses. Uma variedade de opções customizáveis também estão disponíveis na linha RESOMER® Select.<0} A exemplo de outros produtos RESOMER®, os copolímeros RESOMER® PLA-PEG são fáceis de processar, compatíveis com todas as tecnologias relevantes e oferecem uma estabilidade de longa duração.

“Dispositivos médicos representam uma área de foco importante no motor de crescimento Health & Care da Evonik”, disse Dr. Jean-Luc Herbeaux, SVP e General Manager da linha de negócios Health Care da Evonik. “Nossa nova linha de copolímeros RESOMER® PLA-PEG é a mais recente inclusão em nosso portfólio líder de mercado de biomateriais funcionais, tecnologias de modificação superficial e serviços de aplicação para ajudar os clientes a aumentar a segurança, a biocompatibilidade e o desempenho de seus dispositivos médicos implantáveis”.

“A Evonik está satisfeita por ter se dedicado a essa necessidade de mercado não atendida de polímeros bioabsorvíveis que combinam extraordinária resistência com rápida degradação”, disse Dr. Andreas Karau, responsável global por Biomateriais na Evonik. “Será uma satisfação para nós ver os clientes se beneficiarem da nossa nova linha de copolímeros RESOMER® PLA-PEG para melhorar o desempenho dos dispositivos em uma variedade de áreas de aplicação, incluindo a cicatrização de ferimentos e pediatria”.

A linha de negócios Health Care, que integra o segmento Nutrition & Care da Evonik, atende a mais de 1.000 clientes nos setores farmacêutico, nutracêutico e de dispositivos médicos no mundo inteiro. Seu portfólio de polímeros absorvíveis RESOMER®, tecnologias de modificação superficial Endexo® e serviços de tecnologia de aplicação representam um elemento central de expansão Health & Care, que contribui para o crescimento rentável e equilibrado da Evonik.

Informações sobre a empresa

A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 32.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2018, a empresa gerou vendas de 13,3 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,15 bilhões de euros.

Sobre Nutrition & Care

O segmento Nutrition & Care, dirigido pela Evonik Nutrition & Care GmbH, contribui para o atendimento das necessidades humanas básicas, incluindo aplicações para bens de consumo de uso diário, nutrição animal e cuidados com a saúde. Com cerca de 8.200 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 4,6 bilhões de euros em 2018.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Mais press release