Search
Press release
Alkoxides
Argentina, December 3, 2019

Evonik amplia capacidade de produção de metilato de sódio em Rosário, Argentina

  • Produção da planta de metilato de sódio será aumentada em 50%, em dois estágios
  • Ampliação é a resposta da empresa ao aumento da demanda por biodiesel
  • Investimento reforça a posição de liderança de mercado em alcóxidos

A Evonik planeja aumentar a capacidade de produção de metilato de sódio em sua planta de Rosário/Santa Fé de 60.000 toneladas para até 90.000 toneladas ao ano até 2021.

A ampliação se deve à crescente demanda por biodiesel na América do Sul, sobretudo na Argentina e no Brasil. O metilato de sódio é um importante catalisador na produção de biodiesel em larga escala. “O que motivou a nossa decisão foi a confirmação do aumento da mistura de biodiesel de 11% para 15% até 2023 no Brasil e a alta competitividade das exportações de biodiesel da Argentina no mundo inteiro”, disse Marcos Salgueiro, Gerente Geral da linha de negócios Functional Solutions da Evonik na América do Sul. “É por isso que continuaremos investindo em nossa planta eficiente e confiável, com localização estratégica bem no centro da região produtora de soja e biodiesel na Argentina”, acrescentou.

“Este investimento, aliado à recente ampliação da nossa planta de metilato de sódio em Mobile, Alabama, demonstra o nosso comprometimento com o importante mercado das Américas”, observou Andreas Kripzak, VP e Gerente Geral, Americas, Performance Materials, na Evonik.

Alexander Weber, responsável global pela linha de produtos Alkoxides & Potassium Derivatives, acrescentou: “Esta decisão se alinha perfeitamente com a nossa estratégia global e reforça a nossa posição de liderança no mercado de alcóxidos”.

Além de ampliar a capacidade produtiva, a linha de negócios Functional Solutions da Evonik também está investimento na melhoria da infraestrutura e da logística na América do Sul, incluindo o aprimoramento das soluções de armazenamento na região. Essas medidas devem assegurar um fornecimento contínuo confiável aos seus clientes.

Uma série de acréscimos recentes à capacidade de produção de biodiesel na região reflete a crescente importância do produto no mercado. “Estamos acompanhando os investimentos dos nossos clientes com os nossos próprios investimentos a fim de assegurar um amplo fornecimento futuro para esse importante combustível renovável, que contribui para a redução das emissões”, disse Elias Lacerda, presidente regional América Central e do Sul da Evonik.

Além da Argentina e dos Estados Unidos, a Evonik também produz altos volumes de metilato de sódio em Luelsdorf, Alemanha, para os mercados europeu e asiático.

Informações sobre a empresa

A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 32.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2018, a empresa gerou vendas de 13,3 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,15 bilhões de euros.

Sobre Performance Materials

O segmento Performance Materials é dirigido pela Evonik Performance Materials GmbH. O segmento foca suas atividades globais no desenvolvimento e na fabricação de produtos intermediários, soluções e aditivos, especialmente para aplicação na agricultura e na indústria do plástico e da borracha. Em 2018, os cerca de 1.700 colaboradores do segmento geraram vendas da ordem de 2,39 bilhões de Euros em operações continuadas.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.