Press release
Resource Efficiency
December 12, 2019

Evonik desenvolve sistemas de materiais para a produção em série de peças plásticas por impressão 3D

  • Colaboração de pesquisa com a Voxeljet prepara o terreno para o uso da impressão 3D na produção industrial de grandes peças
  • Pela primeira vez, a Evonik apresenta desenvolvimentos de sistemas de resinas em pó para um método escalável de jateamento (jetting) de resina
  • A área de crescimento em inovação na Manufatura Aditiva está sendo ampliada

A Creavis, unidade estratégica de inovação da empresa de especialidades químicas Evonik, e a Voxeljet AG, empresa sediada em Friedberg (Bavária), Alemanha, firmaram acordo de colaboração para desenvolver sistemas de materiais para a próxima geração do método de jateamento de resina na impressão 3D.

Tal processo envolve a aplicação de um pó em camadas e a sua união por meio de agente aglutinante que é impresso com precisão por um cabeçote de jato de tinta de acordo com a peça que está sendo produzida. Graças ao uso de tecnologia jato de tinta rápida em larga escala e à impressão em temperatura ambiente, esse método é, atualmente, o mais produtivo e mais escalável na impressão 3D.

O método vem sendo usado com grande sucesso há vários anos na produção de moldes, por exemplo na impressão de moldes e núcleos por fundição de areia. No entanto, os sistemas de materiais anteriormente disponíveis para a produção de peças finais industriais em sua maioria não são apropriados do ponto de vista de suas propriedades mecânicas.

“A Voxeljet é uma das principais fabricantes de impressoras de alta velocidade em larga escala para a fabricação de moldes”, disse o Prof. Stefan Buchholz, diretor executivo da Evonik Creavis GmbH. “Nós estabelecemos a meta de trabalhar com a Voxeljet para desenvolver novos sistemas de resinas em pó que permitirão, pela primeira vez, o uso desse método na fabricação de peças poliméricas para aplicação industrial”.

Os vários anos de experiência da Evonik com pós poliméricos para variadas tecnologias de impressão 3D e resinas perfeitamente ajustadas ao método formam a base para o desenvolvimento desses inovadores sistemas de materiais.

“Na Evonik nós encontramos um parceiro de colaboração extraordinário que nos abastecerá com sistemas de materiais customizados para a nossa eficiente tecnologia de impressão. Com essa colaboração de pesquisa, nós pretendemos cumprir a nossa aspiração de ingressar na fabricação aditiva segura e robusta de peças finais poliméricas estáveis na produção em série”, disse Dr. Ingo Ederer, CEO da Voxeljet. <0}

O trabalho de desenvolvimento em sistemas de resinas em pó integra o campo de crescimento em inovação de Manufatura Aditiva da Evonik, no qual o grupo concentra a sua expertise em impressão 3D. “Nosso foco estratégico se concentra no desenvolvimento e na fabricação de materiais de alta performance “prontos para uso” nos principais setores tecnológicos”, disse Thomas Große-Puppendahl, responsável por essa área de crescimento em inovação na Evonik. “A nossa estreita colaboração com os clientes e parceiros é o que nos permite continuar avançando em termos de inovação”.

Informações sobre a empresa

A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 32.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2018, a empresa gerou vendas de 13,3 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,15 bilhões de euros.

Sobre a Creavis

A Creavis é a unidade de inovação estratégica da Evonik. Seu foco se concentra em projetos de inovação de médio a longo prazo que respaldam o crescimento e as estratégias de sustentabilidade da Evonik e abrem novas frentes de negócios. A Creavis realiza pesquisas no campo das inovações transformadoras, sempre considerando aspectos econômicos, ecológicos e sociais na gestão de seu portfólio. A Creavis também desenvolve plataformas de competência para a Evonik. A Creavis é o iniciador criativo das inovações da Evonik. www.creavis.com

Sobre Voxeljet

Voxeljet (NYSE: VJET) é uma das principais OEMs e fornecedora de impressoras 3D de grande formato e alta velocidade e serviços de peças “on demand” para clientes da indústria e do comércio. A empresa mantém um relacionamento de longa data com clientes de primeira linha como BMW, Daimler, VW dentre outros. A voxeljet foi fundada em 1999 como spin-off da TUM de Munique tendo uma ideia clara em mente: estabelecer um novo padrão de fabricação. Hoje, a empresa emprega mais de 300 pessoas e imprime mais de 100.000 peças em 3D ao ano nos centros de produção de peças 3D na Europa, Estados Unidos e China. As impressoras 3D da empresa usam tecnologia de fabricação de aditivos de resina em pó para produzir peças, empregando vários conjuntos de materiais, que consistem em materiais particulados e agentes químicos aglutinantes exclusivos. A voxeljet oferece suas impressoras 3D e serviços de peças mediante encomenda a clientes que atuam nos mercados finais automotivo, aeroespacial, engenharia, artes e arquitetura, cinema e entretenimento, além de produtos de consumo. Para mais informações, visite www.voxeljet.com.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.