Search
Evonik, uma das líderes em especialidades químicas e uma das maiores fabricantes de sílicas do mundo, importante insumo utilizado na produção do “pneu verde”.
Evonik, uma das líderes em especialidades químicas e uma das maiores fabricantes de sílicas do mundo, importante insumo utilizado na produção do “pneu verde”.
Press release
Resource Efficiency
February 14, 2020

Carnaval: Evonik destaca lista de cuidados com os pneus antes de viajar

A recomendação é que cada item seja verificado à risca para que não haja contratempos nem inconvenientes

Planejando pegar a estrada no Carnaval? Primeiro feriadão do ano, muita gente quer aproveitar os dias de folga para colocar o pé, ou melhor, os pneus na estrada. Mas, para que a viagem aconteça com tranquilidade e segurança, é mandatório verificar o estado dos pneus do veículo. Então, antes de cair na folia e aproveitar o descanso merecido, atenção às dicas da Evonik, uma das líderes em especialidades químicas e uma das maiores fabricantes de sílicas do mundo, importante insumo utilizado na produção do “pneu verde”.

Para que não haja contratempos e inconvenientes, a Evonik lista os seguintes cuidados:

  • Alinhar e balancear: imprescindível a cada 10 mil quilômetros. Tão importante quanto o nível de desgaste dos pneus é a forma como estão se desgastando. Ação deve ser antecipada se existirem vibrações na direção;

  • Calibrar: recomendável que se faça uma vez por semana, sempre com os pneus frios, seguindo as especificações do fabricante, indicadas no manual do proprietário do veículo. Quando o veículo estiver muito carregado (justamente em viagens com a família, quando há mais bagagem), também é preciso seguir as orientações do manual. O estepe também deve ser calibrado;

  • Rodízio: também indicado a cada 10 mil quilômetros, garante desgaste por igual dos pneus;

  • Indicador TWI: deve ser monitorado com atenção uma vez que indica o desgaste dos pneus. Quando está no mesmo nível, ou muito próximo, do restante da banda de rodagem, chegou a hora de efetuar a troca. Importante manter sempre a mesma medida e dimensão, preservando a originalidade do carro;

  • Uso intenso: caso o veículo seja usado intensamente na cidade, onde as condições de asfalto são mais severas, principalmente após o período de chuvas, o alinhamento e balanceamento passa a ser necessário a 5 mil quilômetros.

  • Etiquetagem: desde abril de 2018, todos os pneus vendidos no Brasil devem possuir a etiqueta do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, que informa ao comprador a eficiência do produto sob vários aspectos. A classificação é parte integrante do Programa Brasileiro de Etiquetagem – PBE e, por meio dele, o consumidor poderá optar pelo “pneu verde”, que reduz o consumo de combustível por ter mais sílica em sua composição, e é mais seguro, pois melhora a aderência ao piso molhado.

Informações sobre a empresa

A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 32.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2018, a empresa gerou vendas de 13,3 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,15 bilhões de euros.

Sobre Resource Efficiency

O segmento Resource Efficiency, dirigido pela Evonik Resource Efficiency GmbH, fornece materiais de alta performance e aditivos especiais para sistemas ambientalmente seguros e eficientes em energia para as indústrias automotiva, de tintas & revestimentos, de adesivos e da construção, dentre muitas outras. Com cerca de 10.000 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 5,7 bilhões de euros em 2018.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.