Press release
Group
March 17, 2020

Leading Beyond Chemistry

A Evonik manteve os lucros estáveis apesar da deterioração global da economia. O EBITDA ajustado em 2019 foi de 2,153 bilhões de euros comparado com 2,150 bilhões de euros no ano anterior. As vendas registraram ligeira queda de 1% para 13,1 bilhões.

“Atingimos as nossas expectativas e mantivemos os lucros estáveis mesmo em um mercado significativamente mais difícil que no ano anterior”, disse Christian Kullmann, presidente da diretoria executiva. “A Evonik é sinônimo de confiabilidade e estabilidade”.
Na reunião anual de acionistas a ser realizada em 27 de maio, a diretoria executiva e o conselho de administração da Evonik vão propor um dividendo de 1,15 euro por ação. Com base no preço de fechamento das ações no final de 2019, isso representa um dividend yield de 4,2%, posicionando a Evonik entre as principais empresas da área química.

O resultado líquido do ano mais que dobrou para 2,1 bilhões de euros, impulsionada basicamente pelos recursos da venda do negócio de Metacrilatos em julho de 2019.

A Evonik gerou um fluxo de caixa livre de 717 milhões de euros, antes dos impostos sobre o carve-out da venda do negócio de metacrilatos. Por esse motivo, o fluxo de caixa livre melhorou significativamente na comparação com o ano anterior.

“As medidas implementadas nos últimos anos para melhorar a nossa geração de caixa foram eficazes”, disse a CFO da Evonik, Ute Wolf. “Para este ano, estamos contando com uma melhora adicional no fluxo de caixa livre”.

Para 2020, a Evonik espera um aumento em seus negócios com especialidades. No entanto, uma economia global menos dinâmica deverá impactar as atividades com produtos mais comoditizados. Nessa base, a empresa acredita que as vendas se manterão estáveis e que o EBITDA registre entre 2,0 bilhões e 2,3 bilhões de euros em 2020.

A Evonik está trabalhando com afinco na implementação de sua estratégia. Nesse sentido, a empresa está ajustando sua estrutura para adequá-la aos motores de crescimento que definiu há dois anos. Em 1º de julho, os atuais segmentos operacionais serão organizados em quatro divisões mais equilibradas em tamanho e tipo de negócio. As divisões serão mais fáceis de administrar em função de suas atribuições estratégicas claras, mercados finais em comum e um claro alinhamento das plataformas tecnológicas. As quatro divisões – Specialty Additives, Nutrition & Care, Smart Materials e Performance Materials – terão uma organização enxuta e eficiente. Ao mesmo tempo, a Evonik definiu a sua autopercepção: Exercer uma liderança que transcenda a química, para melhorar a vida, hoje e no futuro.

“Esse propósito vai nos servir de bússola”, disse Kullmann. “Compreender o que somos significa que sabemos o que nos motiva”.

Desempenho por segmento

Resource Efficiency: As vendas em 2019 se mantiveram no nível do ano anterior em 5,69 bilhões de euros. A redução na demanda da indústria automotiva e do setor de tintas teve impacto negativo sobre os negócios das linhas Coating Additives, Coating & Adhesive Resins e Oil Additives. O negócio de sílica também registrou volumes de venda menores nos mercados finais de adesivos e silicones. A demanda por polímeros de alta performance, no entanto, continuou sólida, especialmente nos setores de impressão 3-D e membranas. Os crosslinkers, usados em sistemas de revestimento eco amigáveis, e os materiais compósitos de alta performance se beneficiaram da alta demanda no mercado de energia eólica. A linha de Active Oxygens se beneficiou da boa demanda e de receitas de licenças. O EBITDA ajustado do segmento cresceu 1% na comparação com 2018, fechando em 1,29 bilhão de euros.

Nutrition & Care: As vendas em 2019 caíram 1% para 4,58 bilhões de euros. A despeito da alta demanda por aminoácidos essenciais para nutrição animal, os preços de venda continuaram em queda ao longo do ano. As especialidades no setor de soluções cosméticas se desenvolveram especialmente bem. O EBITDA ajustado recuou 10% para 728 milhões de euros em 2019.

Performance Materials: As vendas caíram 9% para 2,04 bilhões de euros O desenvolvimento no negócio de Performance Intermediates foi impactado pelo baixo preço do petróleo, por gargalos no fornecimento de matérias primas e por paralizações em fábricas. O EBITDA ajustado do segmento caiu 6% para 224 milhões de euros.

Informações da Empresa

A Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas. A empresa atua em mais de 100 países em todo o mundo e gerou vendas de 13,1 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,15 bilhões de euros em 2019. A Evonik vai muito além da química para criar soluções inovadoras, rentáveis e sustentáveis para os clientes. Mais de 32.000 colaboradores trabalham juntos com um propósito em comum: queremos melhorar a vida das pessoas, todos os dias.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e declarações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função das mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.