Complexo produtivo de Antuérpia
Complexo produtivo de Antuérpia
Press release
Resource Efficiency
July 15, 2019

Evonik amplia capacidade de produção de sílica pirogênica

  • Nova planta de sílica pirogênica é inaugurada em Antuérpia, Bélgica
  • Capacidades foram alinhadas à alta demanda
  • Empresa fortalece negócios de especialidades químicas
A sílica pirogênica AEROSIL® confere transparência e, ao mesmo tempo, estabilidade mecânica.
A sílica pirogênica AEROSIL® confere transparência e, ao mesmo tempo, estabilidade mecânica.
O revestimento (à direita) com a adição da sílica pirogênica AEROSIL® se mantém estável; sem o produto (à esquerda), escorre pela parede.
O revestimento (à direita) com a adição da sílica pirogênica AEROSIL® se mantém estável; sem o produto (à esquerda), escorre pela parede.

Conforme previsto, a Evonik iniciou as atividades em seu novo complexo industrial para a produção de sílica pirogênica em Antuérpia, na Bélgica. Com isso, a empresa de especialidades químicas pode abastecer a alta demanda por sílicas pirogênicas, comercializadas sob a marca AEROSIL®. Aplicações típicas incluem tintas e revestimentos, avançados sistemas adesivos, silicones transparentes e materiais isolantes não inflamáveis de alta performance. O investimento no complexo foi superior aos dois dígitos de milhões de euros.

“Seguimos uma estratégia de crescimento clara para o nosso negócio de sílicas. Com as capacidades adicionais, asseguramos o fornecimento aos nossos clientes no longo prazo”, disse Harald Schwager, VP da diretoria executiva da Evonik. A sílica faz parte dos Smart Materials, um dos quatro motores de crescimento estratégico da Evonik com expansão de mercado acima da média. Estima-se que o crescimento do mercado global de sílicas pirogênicas exceda 4% ao ano, ultrapassando o crescimento da economia global como um todo.

Além da expansão do mercado de sílica pirogênica hidrofílica, cresce também a demanda por sílicas especiais hidrofóbicas. Por esse motivo, a planta de Antuérpia inicia a produção com melhorias que permitem que, mediante um pós-tratamento especial, a sílica pirogênica hidrofílica possa adquirir propriedades hidrofóbicas. Com isso, a Evonik agora também produz o AEROSIL® hidrofóbico em uma segunda unidade na Europa, além da planta de Reinfelden, para satisfazer essa alta demanda.

Andreas Fischer, membro da diretoria executiva da Evonik Resource Efficiency GmbH, disse: “Estamos satisfeitos por podermos agora atender as demandas dos clientes por quantidades maiores, em particular de sílica hidrofóbica AEROSIL®.

A capacidade de fornecer as nossas próprias matérias-primas no site e a localização central dele na Europa também foram aspectos especialmente importantes para nós nesse projeto. A proximidade do complexo ao porto exportador internacional de Antuérpia é um fator de peso no abastecimento dos nossos clientes no mundo inteiro”.

Com a modernização simultânea das fábricas de silano como parte dos investimentos, o fornecimento de matérias-primas para a produção de AEROSIL e de silanos para borracha está assegurada.

A Evonik é uma das maiores fabricantes de sílica do mundo. Além da sílica pirogênica AEROSIL® e das sílicas precipitadas ULTRASIL®, SIPERNAT®, ZEODENT® e SPHERILEX®, a Evonik também produz agentes fosqueantes à base de sílica sob a marca ACEMATT® e outros óxidos metálicos pirogênicos sob a marca AEROXIDE®. A empresa dispõe de uma capacidade de produção global total de cerca de um milhão de toneladas ao ano, considerando todos os produtos à base de sílica.

Informações sobre a empresa

A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 32.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2018, a empresa gerou vendas de 13,3 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,15 bilhões de Euros.

Sobre Resource Efficiency

O segmento Resource Efficiency, dirigido pela Evonik Resource Efficiency GmbH, fornece materiais de alta performance e aditivos especiais para sistemas ambientalmente seguros e eficientes em energia para as indústrias automotiva, de tintas & revestimentos, de adesivos e da construção, dentre muitas outras. Com cerca de 10.000 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 5,7 bilhões de euros em 2018.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Leia mais: