Press release
Central & South America
March 15, 2012

Evonik participa da Vitafoods South America

A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, apresentará suas soluções voltadas à indústria alimentícia durante a Vitafoods South America, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de março, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Pela primeira vez na América do Sul, a feira dirigida exclusivamente ao segmento de alimentos e bebidas funcionais e nutracêuticos, contará com a participação de empresas líderes globais e locais e a realização do Congresso de Marketing, Regulação e Tendências em Alimentos Funcionais. No congresso, os visitantes terão acesso a mais de 40 apresentações sobre estratégias de legislação, marketing e dinâmica de mercado da região.

“Será uma excelente oportunidade para apresentar a este mercado as soluções da Evonik, que combinam vasto know-how com tecnologia avançada, traduzindo-se em insumos e tecnologia que propiciam uma série de melhorias aos produtos finais”, destaca Liliana Raske, chefe de produto da área Advanced Intermediates.

Tecnologia de extração
O principal destaque da Evonik na Vitafoods South America será a apresentação dos extratos de aromas produzidos pela tecnologia de extração com fluido supercrítico (SFE), utilizando dióxido de carbono (CO2) – uma resposta à crescente demanda por substâncias puras e naturais para aplicação nas indústrias de alimentos e bebidas, farmacêutica, fragrâncias e cosmética.

“A extração supercrítica vem sendo considerada uma técnica atrativa, principalmente no que diz respeito ao meio ambiente e a qualidade dos produtos, por ser um processo livre de resíduos e não provocar degradação do extrato. Essa tecnologia de extração apresenta a característica de empregar como solvente um gás denso (fluido supercrítico), além da possibilidade de operar com alta seletividade e eficiência, permitindo a extração diferencial de solutos”, explica Liliana Raske.

A Evonik oferece um amplo portfólio de extratos para venda e, através de suas instalações de extração de CO2, na Alemanha, também disponibiliza o serviço de extração, sendo capaz de responder com flexibilidade às necessidades específicas dos clientes e processar uma ampla gama de produtos, de um quilo a milhares de toneladas. São seis áreas de aplicação: extração de aroma, descafeinação, desengorduramento, remoção de pesticidas, fitoextração e esterilização.

Os extratos aromáticos por SFE-CO2 da Evonik são produzidos de acordo com os padrões mais avançados com o uso de matérias-primas naturais e dióxido de carbono natural. Com isso, oferece uma série de vantagens adicionais:

 100% natural, seguro, econômico e ambientalmente responsável
 Produtos finais livres de resíduos
 Controle seletivo de processo
 Melhor rendimento e qualidade
 Processo totalmente escalonável


Sílicas pirogênicas e sílicas precipitadas
A Evonik possui ainda diversos outros insumos destinados ao mercado alimentício, atendendo tanto formulações sólidas, como líquidas e até o segmento de embalagens (assepsia de embalagens cartonadas). Dentre as soluções oferecidas, serão destaques na Vitafoods South America a ampla variedade de sílicas precipitadas – da linha SIPERNAT® - e sílicas pirogênicas – da linha AEROSIL®.

“Nesta indústria, as sílicas agem como aditivos para melhorar a produtividade e a qualidade na produção de alimentos em pó, facilitando significativamente todas as etapas de processamento”, destaca Camila Pecerini, chefe de produto da área Inorganic Materials, da Evonik.

Tendo como principais funções converter sistemas líquidos em pó e servir como agente de fluxo e antiaglomerante, seus principais benefícios são: 

 Redução da tendência de aglomeração
 Melhoria significativa na fluidez
 Maior produtividade
 Precisão na dosagem
 Estabilidade na armazenagem
 Constância na qualidade

Na linha SIPERNAT®, são destaques as versões SIPERNAT® 22 e SIPERNAT® 22 S, sílicas de partículas finas que se diferenciam por impedirem aglomeração e garantirem fluidez das formulações em pó.

Outro destaque é o SIPERNAT® 350 que, ao contrário de outros auxiliares de fluxo, minimiza significativamente a emissão de pó nas misturas. O produto conta com partículas muito finas, boa capacidade de absorção e PH ligeiramente alcalino, sendo recomendado como portador de ingredientes ativos ácido-sensíveis.

Na linha AEROSIL®, a Evonik ressalta os produtos AEROSIL®380 F e AEROSIL® 200 F. Caracterizam-se pelas partículas bastante finas, elevada área superficial e baixo teor de umidade, sendo recomendados para formulações contendo pós muito finos. Adicionalmente, têm a vantagem de não interferirem na cor e na aparência dos produtos formulados.


Serviço:
Vitafoods South America
Data: 28 e 29 de março de 2012
Horário da feira: das 11h às 19h
Horário do Congresso: das 8h às 18h30
Local: Centro de Convenções Frei Caneca– São Paulo
Rua Frei Caneca, 569 – Consolação
Informações: www.vitafoodssouthamerica.com
Estande da Evonik: nº 155

 

 

Informações sobre a empresa

Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos líderes mundiais em especialidades químicas. As atividades da empresa se concentram nas principais megatendências de saúde e nutrição, eficiência de recursos e globalização. No ano fiscal de 2010, aproximadamente 80% das receitas da área química da Evonik foram geradas em segmentos em que estamos entre os líderes de mercado. A Evonik se beneficia especificamente de suas plataformas de talento inovador e tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2011, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 14,5 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA) de cerca de 2,8 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, biodiesel, borracha, construção civil, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose e plásticos.

Contatos

Evonik Degussa Brasil Ltda.
Informações: (11) 3146.4170
www.evonik.com.br


Informações para imprensa:
Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br
Sheila Diez: (11) 3473.0255 – 8540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br
Taís Augusto: (11) 4423.3150 – 9642.7274 - tais@viapublicacomunicacao.com.br
Inês Cardoso: (11) 3562.5555 – 9950.6687 - ines@viapublicacomunicacao.com.br