Press release
Resource Efficiency
September 4, 2019

Evonik estará presente na Abrafati 2019

Com lançamentos e destaques para a indústria de tintas, a empresa também apresentará diversos trabalhos técnicos

A Evonik é uma das principais fornecedoras mundiais de matérias-primas para a indústria de tintas e revestimentos e estará presente em mais uma edição da Abrafati, que será realizada de 1 a 3 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo.

Considerado o principal evento do setor de tintas, a Abrafati 2019 reunirá o Congresso Internacional de Tintas – do qual a Evonik é patrocinadora - e a Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas, que este ano deve receber mais de 10 mil visitantes.

O Congresso contará com dezenas de especialistas conceituados de todo o mundo – entre eles profissionais da Evonik de vários países. Com mais de uma centena de trabalhos técnicos em apresentações orais e sob a forma de pôster, no Congresso e nos Seminários, a programação será marcada por um conjunto de estudos de elevado nível e com foco na inovação e sustentabilidade – abrangendo matérias-primas, formulação, aplicação de tecnologias, incremento de performance e funcionalidades.

Lançamentos e destaques da Evonik na Abrafati 2019

Novo agente de fosqueamento da família de produtos ACEMATT®, especialmente desenvolvido para vernizes de alta transparência e revestimentos de toque suave com superfícies mais lisas. É uma sílica pirogênica com tratamento superficial e tamanho de partícula média de 7,5 µm. O melhor desempenho de moagem resulta em um acabamento de superfície liso com propriedades ópticas e táteis excepcionais.

Esta sílica altamente eficiente é destinada ao uso em revestimentos transparentes, revestimentos base água e solvente. Os campos de aplicação típicos são revestimentos de madeira, plásticos e revestimentos automotivos. Igualmente, este novo tipo de agente de fosqueamento é usado em formulações de alto teor de sólidos e baixo teor de VOC.

Os agentes de fosqueamento ACEMATT® são desenvolvidas para redução de brilho em uma vasta gama de aplicações na indústria de tintas e revestimentos. As melhores recomendações da categoria especialmente para revestimentos de alta qualidade com excelente transparência são a família de sílica térmica ACEMATT® TS 100, ACEMATT® 3300 e ACEMATT® 3400.

A Evonik é líder mundial no desenvolvimento e comercialização de agentes de cura para resina epóxi e possui produtos especialmente desenvolvidos para aplicações em adesivos de um e dois componentes, pisos industriais, pisos decorativos, materiais compostos, tintas marítimas, revestimento de proteção industrial e uma linha completa de produtos isentos de solventes e base água.

Recomendando para formulação de pinturas epóxi base água, principalmente para o mercado de pisos. Com secagem extremamente rápida, o produto base água possibilita a aplicação de todo sistema de pintura para pisos em um único dia. Além disso, permite formulações de pintura epóxi com baixo teor de solventes orgânicos voláteis (VOC). O produto já está disponível para o mercado de pinturas em geral com foco em pintura de pisos e paredes. Os revestimentos formulados com Anquamine 728 são muito fáceis de processar: a cura ocorre à temperatura ambiente e a secagem se dá após uma hora, permitindo um rápido processamento adicional.

Resina de poliéster saturado para revestimento de plásticos e metais. Além dos revestimentos de bobinas metálicas, essa linha também é usada cada vez mais no revestimento de embalagens flexíveis e metálicas para alimentos (latas), tais como de pescados, cuja exigência por alta performance dos revestimentos internos é essencial. Promove tratamento e revestimento de superfícies propiciando alta proteção do substrato, bem como flexibilidade, resistência a temperaturas extremas e arranhões. Os poliésteres com alto peso molecular da linha DYNAPOL L, são livres de BPA, o que os tornam ótimas alternativas para aplicações onde a performance é essencial, bem como a segurança ao consumidor. Destaca-se a sua característica livre de odor e sabor, o que assegura a manutenção das características originais do produto final.

Os principais destaques da área de silanos organofuncionais da Evonik estão relacionados às Linhas DYNASYLAN SIVO e DYNASYLAN HYDROSIL - sistemas base água que podem ser utilizados como primers, aditivos ou resinas em sistemas sol-gel, atuando como promotores de adesão, agentes de acoplamento, inibidores de corrosão e também auxiliam em tratamento de superfície de diversos substratos e cargas.
Baseado em formulações oligoméricas de silanos, proporcionam excelente molhabilidade e cobertura do substrato, além de conferir efeito hidrorrepelente, interação entre substratos inorgânicos e matrizes poliméricas orgânicas. Tudo isso com emissão de VOC’s próximas à zero, por se tratar de produtos com até 3% de solvente em sua composição. Para este evento, destacamos especialmente os grades DYNASYLAN SIVO 140, SIVO 160, Linha HYDROSIL e VPS 4721.

para revestimentos de madeira base solvente para armários de cozinha ou móveis, o desafio é que os aditivos que proporcionam boas propriedades táteis (toque) não são repintáveis - e vice-versa. Nestas situações é desejável poder utilizar um aditivo que forneça ambas as propriedades. Evonik Coating Additives desenvolveu um produto para atender a essas demandas: TEGO® Glide 496 satisfaz a necessidade de soluções avançadas: elevada melhoria do deslizamento e do toque; excelente repintura; adequado para formulações base água e solvente; excelente compatibilidade; demonstra melhoria da resistência a riscos em vários sistemas; globalmente registrado e em conformidade com vários regulamentos de contato com alimentos.

Além das lacas de madeira, a indústria de revestimentos tem um interesse crescente por este novo aditivo em plásticos, revestimentos industriais e de transporte, bem como tintas de impressão.

Linhas de aminas cicloalifáticas, dedicadas à aplicação em materiais compostos e fabricação de agentes de cura para resina epóxi.

Linha de isocianatos alifáticos dedicada à formulação de revestimentos poliuretânicos de alto desempenho para indústria de madeiras, repintura automotiva e formulação de dispersões de poliuretanos (PUD).

Novo crosslinker híbrido silano/poliuretano que confere uma aparência visual particularmente sofisticada com excepcional resistência contra riscos aos revestimentos de metal e madeira.

Aspectos ambientais como baixo teor de solvente são cada vez mais importantes nas decisões de compra dos consumidores. Os produtos ajudam a atender as exigências dos clientes nesse sentido, permitindo formulações de revestimentos de alto desempenho, com baixo nível de emissão. Recomendado para repintura automotiva, tintas para madeira e pisos, entre outras superfícies.

Um solvente muito versátil com ampla aplicação em formulações de tintas gráficas e revestimento de secagem em estufa.

Monômeros acrílicos especiais que além de trabalharem nas características das resinas, tais como TG e polaridade, podem ser um grande aliado para conferir maior adesão às tintas e vernizes. VISIOMER® MEEU e VISIOMER®HEMA- P-70 atuam, respectivamente, como melhorador de adesão da tinta nova sobre a tinta antiga e como inibidor de corrosão e retardante de chama. Os monômeros da Evonik possibilitam a fabricação de resinas com durabilidade e qualidade superiores, tornando-os produtos finais mais duráveis e resistentes e diminuindo necessidade de reparos.

Confira a participação da Evonik no 16° Congresso Internacional de Tintas:

02/10 – Auditório Processo (6) – 13h00 às 13h40

Suporte de Alto Rendimento para Otimização Eficiente de Pacotes de Aditivos - Nina Hoppe

02/10 – Seminário Abrafati-Radtech de Cura por Radiação15h15 às 15h45

Novo Aditivo de Controle de Superfície com Ampla Conformidade de Contato com Alimentos: Benefícios em Tintas de Impressão (Cura UV) e Vernizes de Sobreimpressão - Ingrid Meyer, Jason Ghaderi e Xiangtao Meng.

03/10 - Auditório Aditivo (3) – 13h00 às 13h40

Novo Desaerante Zero-COV para Revestimentos Base Água - Jim Reader

03/10 - Auditório Industrial (5) – 14h30 às 15h10

Impulsionando Alto Desempenho com Sistemas Epóxi de Baixa Emissão para Proteção Anticorrosiva de Longo Prazo - Claudia Sá e Michael Cook

Sessão Pôster

- Ajuste fino do controle de superfície de revestimento através do uso de siloxanos modificados - Gerson Murilo Zirondi e K. Michael Peck

- Colorir meu mundo! Novas ferramentas para melhorar a aceitação de colorantes em revestimentos arquitetônicos base água - Christine Louis, K. Michael Peck, C. James Reader e Ingrid K. Meier.

Serviço

Abrafati 2019

Data: 01 a 03 de outubro

Horário: Exposição –11h às 20h / Congresso: 8h30 às 17h30

Local: São Paulo Expo - Av. dos Imigrantes - Km 1,5 – São Paulo

Mais informações: www.abrafati2019.com.br

Estande da Evonik: nº 111, entre as ruas B e C

Informações sobre a empresa

A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 32.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2018, a empresa gerou vendas de 13,3 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,15 bilhões de euros.

Sobre Resource Efficiency

O segmento Resource Efficiency, dirigido pela Evonik Resource Efficiency GmbH, fornece materiais de alta performance e aditivos especiais para sistemas ambientalmente seguros e eficientes em energia para as indústrias automotiva, de tintas & revestimentos, de adesivos e da construção, dentre muitas outras. Com cerca de 10.000 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 5,7 bilhões de euros em 2018.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Mais press releases: