Press release
Resource Efficiency
November 29, 2019

Resistencia térmica e base água: Evonik lança nova resina de silicone para panelas e frigideiras

  • Combinação única de propriedades: sustentabilidade, alto desempenho, facilidade de uso
  • Aprovada para contato com alimentos

Os utensílios de cozinha coloridos estão na moda. Em vermelhos vivos, azuis profundos e amarelos vibrantes, as panelas e frigideiras estão deixando de ser simples utensílios funcionais para se tornar objetos de design. Por esse motivo, os revestimentos externos desempenham uma dupla função: além de serem robustos, eles também precisam ser bonitos.

Os revestimentos resistentes ao calor usados em utensílios de forno e fogão certamente não são novos – mas até agora costumavam ser base solvente. A linha de negócios Coating Additives da Evonik está lançando uma resina de silicone mais amigável do ponto de vista ambiental, que foi desenvolvida especificamente para uso em revestimentos base água.

O novo SILIKOFTAL® HTW 3 é uma resina de silicone termorresistente que cumpre todos os requisitos de uma formulação sustentável. Não contém solventes orgânicos e apresenta teor de VOC significativamente reduzido desde a produção até a aplicação.

SILIKOFTAL® HTW 3, como parte do revestimento externo, é adequada ao contato com alimentos. Em virtude da eliminação de ingredientes críticos, a resina de silicone não é classificada como perigosa, segundo os critérios do GHS (do inglês Globally Harmonized System of Classification and Labeling of Chemicals).

A combinação de propriedades – alta performance, facilidade de manuseio e aprovação para o contato com alimentos – faz com que o produto seja uma exclusividade no mercado. Os clientes têm mais liberdade na formulação de seus revestimentos uma vez que o SILIKOFTAL® HTW 3 pode ser combinado com uma grande variedade de pigmentos, podendo ser usado em todas as aplicações que exigem resistência ao calor, como, por exemplo, torradeiras ou outros eletrodomésticos ­– o revestimento resiste ao calor até 200°C. O alto ponto de fulgor superior a 90ºC oferece benefícios correspondentes no armazenamento e no transporte.

“Com o SILIKOFTAL® HTW 3, oferecemos um produto que atende aos requisitos cada vez mais restritivos da indústria”, informa Maximilian Morin, responsável pelo segmento de revestimentos industriais. “O desenvolvimento abrangente e vigoroso valeu a pena e é um excelente exemplo dos nossos esforços para expandir continuamente o nosso portfólio e oferecer mais produtos sustentáveis”.

Para obter fichas de dados de segurança técnicos e regulatórios do SILIKOFTAL® HTW 3, acesse www.coating-additives.com.

Informações sobre a empresa

A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 32.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2018, a empresa gerou vendas de 13,3 bilhões de

Sobre Resource Efficiency

O segmento Resource Efficiency, dirigido pela Evonik Resource Efficiency GmbH, fornece materiais de alta performance e aditivos especiais para sistemas ambientalmente seguros e eficientes em energia para as indústrias automotiva, de tintas & revestimentos, de adesivos e da construção, dentre muitas outras. Com cerca de 10.000 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 5,7 bilhões de euros em 2018.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

MAIS PRESS RELEASES: